quarta-feira, 29 de abril de 2015

Educação participará de diagnóstico sobre violência na escola



A secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, recebeu nesta quarta-feira (29) o pesquisador Luciano Cerqueira, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flasco). O pesquisador, mestre em ciências sociais, veio sensibilizar a Secretaria sobre a Pesquisa Diagnóstico e Planejamento Participativo de Prevenção à Violência em Nível Nacional. A pesquisa será realizada pela instituição, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), atingindo sete estados brasileiros e levará dez meses para ser finalizada.
O Estado de Alagoas foi selecionado por estar entre os cinco do país com maior índice de violência. A pesquisa será aplicada em 20 escolas, sendo 19 estaduais e apenas uma municipal. Serão entrevistados jovens de 15 a 29 anos, alunos do 8º e 9º ano, além do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
De acordo com o Cerqueira,  a adesão à pesquisa é voluntária e a metodologia envolve a participação do aluno na aplicação dos questionários, como forma de protagonismo escolar. “Não há muitos dados sobre violência na escola. Nosso objetivo é mapear e disponibilizar estas informações para os Estados e auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas”, reforçou o pesquisador.
Segundo a secretária Ana Dayse, a violência na escola é uma temática que interessa a pasta, pois Maceió já tem um trabalho integrado com o Unicef e articulado pelas Secretarias de Assistência Social (Semas), Saúde (SMS) e Educação (Semed). “Estamos envolvidos na Plataforma dos Centros Urbanos do Unicef, que nos trouxe um dado geral sobre a violência, mas ainda não temos informações tão precisas sobre o que acontece dentro da escola”, destacou.
A escola municipal que será o objeto da pesquisa é a Antídio Vieira, no bairro do Trapiche. Ao longo de quatro meses, serão formados os mediadores e aplicados os questionários. A previsão de início dos trabalho é junho de 2015.
Adriana Thiara Oliveira – Ascom Semed

Nenhum comentário: