sexta-feira, 24 de abril de 2015

Semed inicia formação em atendimento especializado



A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) deu início à formação continuada em atendimento educacional especializado para os professores das salas de recurso multifuncional. O curso acontece no auditório da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), no Centro de Estudo e Pesquisa Aplicada (Cepa), no Farol. O objetivo é formar professores da rede pública e conveniadas para o atendimento especializado a ser oferecido aos alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades, como superdotação.
De acordo com a técnica do Departamento de Educação Especial da Semed Maria do Socorro Tenório, o treinamento é justificado pela necessidade de melhor compreensão quanto à importância e à contribuição das salas de recurso na formação dos alunos. “As salas de recursos objetivam atender as necessidades históricas e promover as condições necessárias de acesso, participação e aprendizagem dos estudantes do ensino regular”, reforçou.
“Todos se igualam pelas suas diferenças. A inclusão escolar impõe uma educação na qual todos sejam favorecidos sem ser limitados em seu direito de participar ativamente do processo educacional, seguindo suas capacidades”, disse a coordenadora do Departamento de Educação Especial da Secretaria, Neusa Scortgagna,
Conforme programação pedagógica, a formação será ofertada mensalmente por formadores específicos da área de educação especial, com calendário que vai de abril a dezembro. Os encontros terão como princípio a reflexão qualificada na construção dos saberes necessários para a atuação do professor, a partir das suas práticas específicas na atualização da prática e segue os novos referenciais teóricos e das Diretrizes Curriculares para a Educação Especial.
João de Oliveira Filho/ Ascom Semed

Nenhum comentário: