segunda-feira, 27 de abril de 2015

Prefeitura inaugura escola no Tabuleiro nesta terça-feira





O prefeito Rui Palmeira inaugura nesta terça-feira (28), às 9h, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Gastone Lúcia de Carvalho Beltrão, localizada no Conjunto Jardim Royal II, bairro do Tabuleiro. A Secretaria Municipal de Educação  (Semed) informa que a unidade tem capacidade para atender a 400 alunos e foi criada por meio da Lei 6.171, de 20 de setembro de 2012.
De acordo com a secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, a escola atenderá a duas demandas. “Ela vai receber novos alunos oriundos da matrícula online, mas inicialmente, abrigará a Escola Corintho da Paz, localizada no Eustáquio Gomes, que passa por reforma”, esclareceu a secretária.
A escola foi construída e doada pela Contrato Engenharia, durante a construção do novo conjunto habitacional na região.
A homenageada
Nascida em 12 de janeiro de 1950, na cidade de Coruripe, filha de João Beltrão de Castro e Zoraide de Carvalho Brandão, Gastone Beltrão estudou nos colégios Imaculada Conceição e Moreira e Silva, em Maceió. Concluiu o Ensino Médio no Rio de Janeiro, retornando para Maceió em 1968, quando prestou vestibular para Economia na Ufal, onde ingressou na militância política, contra a desigualdade social. Num acordo para atingir a maioridade, casou-se com o amigo José Pereira, em 8 de agosto de 1969. Logo em seguida, foi morar em Roma, de onde se mudou para Cuba, permanecendo lá até o segundo semestre de 1971, para receber treinamento militar. De Cuba rumaram para o Chile, com destino ao Brasil. Já em território nacional, foi morta por agentes do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), em 22 de janeiro de 1972, em São Paulo, por se contrapor ao regime militar, vigente à época.
Adriana Thiara Oliveira – Ascom Semed

Nenhum comentário: