segunda-feira, 13 de abril de 2015

Semed e Sesc realizam concurso de quadrilhas matutas



Os festejos de juninos promovidos nas escolas da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) já são uma tradição, trazendo toda a originalidade e o resgate das quadrilhas matutas. Este ano os festejos vão comemorar os 200 anos de Maceió e acontecem em parceria com o Sesc.


Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino poderão participar do evento. O objetivo do concurso é promover um trabalho pedagógico, valorizando a tradição e incentivando a participação das escolas e comunidades a vivenciarem a cultura nordestina. As inscrições para o concurso já estão abertas e podem ser feitas por meio dos formulários emitidos pela Coordenação de Arte e Cultura. O diretor ou professor responsável deverá entregar o formulário até o dia 27 de maio.
As quadrilhas inscritas no concurso deverão ter no mínimo 10 pares e no máximo 14, e só serão aceitos marcadores da escola ou da própria comunidade. A ordem de apresentação das quadrilhas será por meio de sorteio, que acontece no dia 31 de maio, determinando o dia e hora de cada apresentação. A originalidade, animação, desempenho, marcação e pontualidades serão os principais requisitos para avaliação. Todas as quadrilhas deverão ter obrigatoriamente os passos tradicionais que são cumprimento de damas e cavalheiros, serrote, Rose-Marie, Marie-Rose, túnel, grande roda e caminho da roça.
A premiação será feita no dia 11 de junho e as três quadrilhas que obtiverem maior pontuação receberão troféus e medalhas para os alunos, professores e diretores envolvidos na organização. O melhor marcador de quadrilha matuta receberá um troféu especial. O concurso ocorrerá de 08 a 11 de junho, no Sesc, localizado no bairro do Poço, das 16 às 21 horas.
Thaís Lins (estagiária)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: