quinta-feira, 21 de julho de 2016

Educação pela Paz leva música à Escola Paulo Bandeira



Os alunos da Escola Municipal Paulo Bandeira, situada no Benedito Bentes, tiveram uma tarde animada, com música de qualidade e cultura nordestina. O frenesi foi causado pela visita do cantor “alabaiano” – como ele mesmo se define – Igbonan Rocha, que fez um show exclusivo para as crianças com repertório do renomado artista Raimundo Fagner. A ação faz parte do Projeto Educação pela Paz, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a ONG Maceió Voluntário, Bit Editora e Universidade Tiradentes (Unit).
Este ano, a unidade de ensino foi convidada pelo secretário de cultura de Marechal Deodoro, Carlito Lima, com o intermédio da ONG Maceió Voluntário, a participar da VII Feira Literária de Marechal Deodoro ( Flimar), que acontecerá entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro na cidade histórica. Cerca de 150 estudantes das turmas dos 5º anos deverão produzir paródias, a partir das músicas de Fagner, com a temática da cultura de paz. O aluno vencedor do concurso ganhará um Smartphone.
O momento foi de familiarização com a biografia e a trajetória musical do artista. Não é a primeira vez que Igbonan se apresenta para os alunos da rede municipal de Educação. Ele confessa que é sempre muito gratificante trabalhar a música como estratégia para a promoção da educação.
“É importante plantar essa sementinha de autoestima e valorização da cultura nordestina nos pequenos, sobretudo quando se trata de crianças da periferia em situação de pobreza. Me surpreendi com o acolhimento e participação dos alunos. Muitos já conheciam as músicas do Fagner e até fizeram pedidos. Foi lindo”, considerou o artista.
Sobre o Projeto
O projeto Educação pela Paz propõe estimular e favorecer a discussão acerca da cultura de paz, construção da cidadania, direitos humanos, saúde, ecologia e outros temas transversais, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação. Para isso, são desenvolvidas atividades lúdicas, educativas, esportivas e culturais com foco na escola e na família, com crianças e jovens da rede municipal de ensino. O Educação pela Paz trabalha a cultura de paz nas 13 escolas municipais da região do Benedito Bentes, área considerada de vulnerabilidade social e com altos índices de violência.
Thiago Guimarães (estagiário)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: