sexta-feira, 22 de julho de 2016

Projeto Zika Zero chega à escola Marizete Correia



A Escola Municipal Marizete Correia recebeu, nessa quarta-feira 20, o projeto Escola Alerta – Zika Zero. Os ações vão desde palestra sobre prevenção ao mosquito Aedes aegypti e verminoses a jogos educativos e sessões de cinema retratando os cuidados com o meio ambiente

O projeto tem como objetivo desenvolver ações educativas na escola, abrangendo também a comunidade escolar para o combate, prevenção a dengue e promoção da saúde ambiental para os alunos da rede municipal de educação.


A coordenadora pedagógica da escola, Walquíria Oliveira, disse que várias ações já vinham sendo trabalhadas na unidade.“Nossos professores participaram da palestra técnica e receberam todo material impresso para distribuir e trabalhar em sala com seus alunos na perspectiva da prevenção ao mosquito Aedes aegypti”, afirmou a coordenadora e acrescentou:“Estamos formando uma patrulha permanente com rodízio de alunos para observar as orientações dadas na prevenção e nos cuidados com o mosquito”, finalizou.

“Aprendi a identificar o mosquito da dengue”, disse Karine Taislane, de 8 anos, aluna do 3º ano, enquanto observa as listras brancas nas patas e no corpo do mosquito apresentado pelo instrutor em um insetário. “Qualquer local que possa juntar água limpa e parada é um foco do mosquito” alertava Adriel Ítalo de 12 anos do 5º ano.
Para o instrutor do Ministério da Saúde, Cícero Ferreira, os alunos devem estar cientes dos métodos de higiene. “O Ministério da Saúde lançou uma campanha para  combate às verminoses. Ela atinge crianças de cinco a catorze anos. Nossa presença aqui na escola é para diminuir a incidência de verminoses nos alunos da rede”, alertou Cícero.
Sobre a importância do projeto na escola, a diretora Maria do Socorro destacou a prevenção e a rápida identificação do mosquito transmissor. “Com o Zika Zero, trabalhamos na perspectiva em reconhecer os sintomas da dengue, chikungunya e Zika, conter o mosquito transmissor, conscientizar a comunidade escolar sobre a contribuição de cada um na prevenção da Dengue, além de reconhecer como os hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a prevenir doenças e ter cuidado com o armazenamento do lixo”, finalizou a diretora.
O Zika Zero é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Superintendência de Limpeza Urbana (Slum) e Guarda Municipal. Juntos, os órgãos do município levam ações integradas para escolas e comunidades para que o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti seja cada vez maior por parte da população.
João de Oliveira Ascom / Semed

Nenhum comentário: