quarta-feira, 6 de julho de 2016

Escola Alerta – Zika Zero leva ações à escola Maria de Fátima Lira



Cerca de 180 alunos do 1º ao 5º anos da escola Mª de Fátima Lira, no Benedito Bentes 1, participaram das atividades promovidas pelo Escola Alerta – Zika Zero na manhã desta quarta-feira (6). Ações como palestra para enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, jogos educativos relacionados ao meio-ambiente, exposição de materiais recicláveis, oficinas de entomologia, verminoses e orientações sobre o mosquito da dengue através do tapete lúdico.

Para a diretora da escola, Joelma Bezerra, a iniciativa traz a realidade da comunidade para dentro da escola. “É muito boa a iniciativa de trazer pra escola toda realidade da situação que envolve o mosquito. Com o Escola Alerta, as crianças aprendem como fazer o enfrentamento ao Aedes aegypti e leva o ensinamento para casa”, completa Joelma.

No início da ação, os alunos se divertiram e aprenderam com a apresentação da TrupEduque, o grupo teatral da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que aborda a temática de maneira lúdica. Em seguida, os alunos participaram das oficinas de entomologia, verminose e de atividades no tapete lúdico, puderam ver a exposição de materiais recicláveis e brincaram com jogos educativos ligados ao meio-ambiente.

Em cada turma foi escolhido um aluno para que integrasse o grupo de patrulheiros da escola. Este grupo, assim como os outros alunos, é responsável por ficar atento ao combate ao mosquito acabando com possíveis focos do Aedes aegypti.

A técnica do Departamento de Educação Ambiental e Sustentabilidade da Semed, Christianne Rodrigues, diz que esse trabalho educativo precisa ser constante nas escolas. “Essas ações não podem parar. Os alunos são multiplicadores da mensagem que recebem em atividades como essa. Eles fazem o conteúdo passado aqui chegar aos pais, aos familiares e vizinhos e a escola é nossa parceira nesse trabalho de sensibilização e informação”, ressalta Rodrigues.

O Escola Alerta – Zika Zero é fruto da parceria entre a Semed, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Superintendência de Limpeza Urbana (Slum) e Guarda Municipal. Juntos, os órgãos do município levam ações integradas para escolas e comunidades para que o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti seja cada vez maior por parte da sociedade maceioense.


Erick Nogueira /Ascom Semed



Nenhum comentário: