quarta-feira, 13 de julho de 2016

Projeto Turismo do Saber dinamiza aprendizado



O projeto Turismo do Saber está a todo vapor e nesta quarta-feira (13), foram os alunos da Escola Municipal Walter Pitombo, localizada no bairro Levada, que participaram. Em visita à orla marítima e ao Parque Municipal, eles conheceram e puderem aprender um pouco mais sobre as belezas de Maceió, através do projeto proposto pela Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió (Semptur), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A proposta do projeto é chamar a atenção da garotada para a valorização dos atrativos turísticos da capital e a preservação do meio ambiente, além de despertar em cada um deles o interesse para que se tornem multiplicadores das riquezas naturais e culturais da cidade onde vivem.
“O Turismo do Saber tomou proporções gigantes. Inicialmente, iríamos trabalhar com algumas escolas localizadas em bairros turísticos, mas já estamos trabalhando para dar continuidade ao projeto no próximo ano com escolas da periferia. Este ano temos a previsão de atender 480 crianças de oito escolas. Isso significa que 480 sementinhas serão plantadas a fim de envolver essas crianças e a comunidade sobre a importância do desenvolvimento do turismo responsável em nossa cidade”, ressalta a idealizadora do projeto e coordenadora do setor de Sensibilização e Capacitação Turística da Semptur,  Cecília Corado.
O pequeno Antonio Artur, de 11 anos, conta como aproveitou a experiência da visitação. “Na orla, aprendi sobre a história do Graciliano Ramos e sobre o Aurélio Buarque e também vi que temos que preservar o meio ambiente. Não podemos jogar lixo na praia e nem destruir as estátuas”, comentou, em referência às esculturas do escritor e do dicionarista alagoanos instaladas nas praias de Pajuçara e Ponta Verde.

Já Paulo Júnior, de 10 anos, disse que estava ansioso para ir ao Parque. “Eu quero ver os animais. A tia disse que lá tem jacaré, bicho-preguiça, eu quero ver todos eles, contou.
Cerca de 20 alunos do 5º ano passearam pela orla marítima da capital e se encantaram com os principais cartões-postais da cidade, acompanhados por guias de turismo da Luck Receptivo e de lá, foram conhecer o Parque Municipal de Maceió, no bairro de Bebedouro. No encerramento da visita, foram sorteados ingressos para o cinema no Parque Shopping e para aulas de mergulho com a Escola Let’s Dive, que são parceiros do projeto.
Um dia antes do passeio, o Turismo do Saber oferece uma aula de campo na qual os estudantes têm a oportunidade de aprender, na prática, noções de preservação do meio ambiente e potencialidades turísticas da região, assim como geografia, história e cultura de Maceió, matérias que já fazem parte do conteúdo ministrado em sala de aula. Com esta premissa, o projeto agrega turismo, diversão e conhecimento por meio de palestras, jogos, videoaulas e visitas técnicas.
A diretora da escola, Selma Silva, acredita na proposta. “Muitas dessas crianças mal saíram do bairro em que vivem. O projeto possibilita que elas conheçam outras realidades, saibam que existem outras possibilidades e perspectivas de vida e que através do conhecimento, eles podem mudar suas vidas,” afirmou a diretora.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: