integrantes da Orquestra Maré do Amanhã em ação |
“Será um concerto didático, falando sobre os períodos da música, os diversos estilos, interagindo com as crianças, esperando marcar suas lembranças para que neles desperte o amor e o interesse pela música.” Afirmou Carlos Eduardo Prazeres, fundador e diretor executivo do projeto.
A diretora da escola, Mariluce Melo, destaca a oportunidade. “Um concerto como esse é uma oportunidade de as crianças entrarem em contato com uma cultura e estilo musical diferente do que eles vivenciam em seu cotidiano e isso significa a possibilidade de abertura de portas para um novo mundo”,disse Mariluce.
Sobre a Orquestra
Fundada em 2010, a Orquestra Maré do Amanhã ensina música clássica a crianças e adolescentes de comunidades em risco social no Rio de Janeiro. Começou preparando 40 crianças no ensino de teoria musical, violino, violoncelo e flauta. Com a chegada de novos parceiros, em 2012, o número de crianças atendidas aumentou para 320 – com aulas nos turnos da manhã e tarde – abraçando a comunidade da Maré de ponta a ponta, Norte a Sul, atingindo as 16 comunidades do Complexo.
A Orquestra Maré do Amanhã já se apresentou nos mais prestigiados palcos do Rio de Janeiro, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles, a Cidade das Artes, o CCBB, entre outros. Recentemente, a orquestra desfilou junto à bateria da Beija-Flor de Nilópolis, com o enredo sobre o Marquês de Sapucaí.
O Projeto Estrada Cultural/Orquestra Maré do Amanhã objetiva formar músicos e engloba a geração de renda e oportunidade de trabalho, a educação para qualificação profissional e a garantia dos direitos das crianças e do adolescente.
Amanda Bezerra (estagiária)/Ascom Semed
Nenhum comentário:
Postar um comentário