terça-feira, 19 de julho de 2016

Interdisciplinaridade é discutida em formação de professores


Formadores do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed) ministram, nesta terça-feira (19), uma formação para os professores da Rede Municipal que lecionam nas turmas de 5º ano. Este semestre as formações têm como objetivo discutir a interdisciplinaridade que existe nas matérias e quais as melhores formas de abordá-la e aproveitá-la para debater questões do cotidiano com os alunos.
“Encontros como esses auxiliam os professores generalistas, que são aqueles que lecionam todas as disciplinas curriculares para uma turma, no seu trabalho pedagógico, trazendo ideias que facilitam o ensino sob o olhar da interdisciplinaridade, onde um tema pode envolver várias áreas do ensino”, afirmou Ednilza Cabral, que atuou como formadora.
Os encontros pretendem tornar as aulas destes professores mais dinâmicas e efetivas, para que sejam bem interpretadas e realmente aprendidas pelos estudantes. O tema discutido na formação esta semana foi a Olimpíada. Formadores de Língua Portuguesa, Ensino Religioso, História, Geografia, Matemática e Artes mostram as diversas possibilidades de abordar o mesmo tema sob a perspectiva de cada disciplina.
Além dos professores dos 5º anos, o Departamento de Ensino Fundamental oferece formações para professores do 1º ao 3º anos em parceria com Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), para professores dos 4º anos, para os educadores do 6º ao 9º anos e para os coordenadores escolares. As formações ocorrem quinzenalmente na Semed.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: