segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Deficiência visual é tema de curso de formação continuada



Como parte do calendário da educação especial, aconteceu na sexta-feira (05) mais uma formação com professores de salas de recurso que são responsáveis por atender alunos com deficiência. Os encontros acontecem mensalmente, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o objetivo de complementar e atualizar a formação destes profissionais, além de responder às dúvidas e trocar experiências para promover um atendimento educacional especializado de qualidade.
“As formações mensais acontecem nos dois turnos para atender a demanda de profissionais e a cada encontro abordamos um tema diferente. Neste, falamos sobre deficiência visual, tendo em vista que o número de pessoas com esta deficiência tem aumentado nas escolas da rede”, esclareceu a coordenadora do Departamento de Educação Especial da Semed, Neusa Scortegagna.
A formação foi conduzida pela mestranda e técnica do Departamento Educação Especial, Keila Fragoso. “O professor de sala de recursos deve atender alunos com todos os tipos de deficiência, dentre elas está a visual. Para que eles prestem um atendimento de qualidade é necessário que conheçam todos os recursos e ferramentas que possam facilitar a aprendizagem e o maior desenvolvimento do aluno. Existe uma série de recursos que os próprios professores podem confeccionar para melhorar a qualidade da percepção de alunos com baixa visão. E é através das formações que o professor adquire estas informações. Além disso, também fazemos o acompanhamento nas escolas com o objetivo de aprimorar a formação”, disse.
A professora de sala de recurso da Escola Municipal Santo Antonio, Ana Cláudia, esteve presente na formação e atende alunos com baixa visão. “Esses encontros são muito importantes, aqui nós trocamos experiências, tiramos nossas dúvidas e ampliamos conhecimentos. Na formação de hoje conheci materiais muito importantes que pretendo levar à sala de aula e tenho certeza que irão facilitar na aprendizagem e também no cotidiano dos meus alunos”, completa.
Guia de Orientação da Educação Especial
Na oportunidade, os professores de sala de recursos foram convidados a participar do lançamento do áudio livro do Guia de Orientação da Educação Especial, desenvolvido em parceria com o Programa Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O evento acontecerá no dia 24 de agosto, na Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal) e consta como uma das atividades da XX Semana da Pessoa com Deficiência.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: