terça-feira, 30 de agosto de 2016

Guarda Faz Escola: Cidadania e valores são tema de oficina


Foto: Mauro Fabiani
Formado por uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Guarda Municipal (da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania – Semsc) e outros órgãos, o projeto Guarda Faz Escola vem disseminando e fomentando a discussão acerca da cultura de paz, construção da cidadania, direitos humanos, saúde entre outros temas nas escolas da Rede Municipal.
Cerca de seis escolas foram selecionadas este ano para participar do projeto, e, na última sexta (26), os alunos da Escola Sagrado Coração de Jesus tiveram o prazer de receber e aprender com suas atividades multidisciplinares que incluem oficinas de contação de histórias, de teatro, palestras sobre conservação do patrimônio entre outras ações.
Foto: Mauro Fabiani
O Guarda faz escola busca contribuir para a melhoria da qualidade da educação das escolas por onde passa. Como explica a técnica do Departamento de Programas Especiais, Cecília Tenório. “Uma visita técnica é realizada na escola uma semana antes da realização do projeto com o objetivo de conhecer as demandas daquela unidade de ensino e saber como a Guarda pode contribuir para o trabalho realizado na escola, levando em consideração o seu plano pedagógico”, afirma.
A construção de valores foi um dos temas abordados na última ação do Guarda Faz Escola, onde o convidado, o juiz Alonso Filho, proporcionou um momento de interação com os alunos através de oficina sobre a construção de valores no ambiente escolar. “Houve a sensibilização dos alunos para importância de respeitar os direitos do outro de uma forma bem didática, com apresentação de vídeos, músicas e no final ocorreu a construção coletiva de um produto, no caso um desenho ou frases, para que cada aluno expressasse seus sentimentos e reflexões a respeito do tema tratado na oficina”, explicou Cecília.
Além da Guarda Municipal, são parceiros da Semed no projeto: Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Finanças (SMF), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: