sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Gestores escolares participam de formação continuada



“Encontrar caminhos para superar os desafios da gestão escolar na educação pública” será o tema central da Semana de Formação Continuada, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), e destinada aos gestores escolares da Rede Municipal de Ensino de Maceió. O evento acontecerá entre os dias 15 e 19 de agosto, no Hotel Jatiúca. São esperadas cerca de 300 pessoas, entre diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria. O evento conta, ainda, com a parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
As formações continuadas têm como propósito fornecer apoio, qualificar e oferecer mecanismos para a que a gestão escolar gerencie suas atividades com eficiência e alcance melhores resultados. Na ocasião, os gestores poderão se familiarizar com as regras administrativas e políticas do sistema escolar, os objetivos e metas fixadas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Plano Municipal de Educação (PME), entre outras temáticas pertinentes ao âmbito administrativo escolar.
Para Marta Palmeira, coordenadora do Departamento de Gestão Escolar da Semed, o grande desafio será construir relações positivas dentro da sala de aula, nos espaços coletivos e com a comunidade do entorno escolar: “Nossa expectativa é que os diretores possam aplicar os conhecimentos adquiridos nas unidades de ensino, além de reforçar o diálogo com a Secretaria”, considerou a coordenadora.
A programação engloba painéis e palestras encabeçados por especialistas locais e nacionais, que debaterão temas relacionados à gestão escolar demandados pelos próprios gestores em momentos de escutas realizadas pelas equipes da Semed e Pnud. Ao término de cada apresentação, acontece um momento de socialização de ideias, sugestões e esclarecimentos de dúvidas pertinentes aos assuntos abordados.
A coordenadora-geral da cooperação Semed/Mec/Pnud, Rita Ippolito, esclarece que é preciso compreender a escola como uma grande e complexa organização educativa: “O momento será uma oportunidade para que os gestores conheçam melhor os marcos legislativos e administrativos e os instrumentos de gestão e de planejamento, como o Projeto Politico Pedagógico”, sintetizou Ippolito.
No último dia da formação, o encontro receberá representantes da direção do Mec e do Pnud com o intuito de provocar um momento de reflexão sobre o balanço dos tópicos apresentados durante toda a semana. A Rede tem realizado eleições de gestores sob uma nova Lei que discrimina de forma mais minuciosa o perfil do gestor escolar.
Thiago Guimarães (estagiário)/Ascom Semed

Nenhum comentário: