terça-feira, 2 de agosto de 2016

Semed lança audiolivro para promover educação inclusiva



Estão lançados os princípios, as orientações e as ações para a inclusão escolar na Rede de Ensino de Maceió. O estudo foi transformado em audiolivro e apresentado na manhã desta quarta-feira (24) pela Secretaria Municipal de Maceió (Semed), no auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), no Farol. O documento representa o caminho para a capital e os municípios do interior do Estado atingirem as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
O trabalho se tornou possível devido à parceria entre a Semed e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Antes da entrega do audiolivro, a secretária de Educação Ana Dayse Dorea lembrou que os esforços para promover a educação inclusiva foram intensificados nos últimos anos. Ela relatou que em 2013, recebeu uma mãe com uma decisão judicial para matricular uma criança com deficiência.
A situação foi o ponto de partida para reavaliar os números de alunos nessa condição matriculados em escolas do município. Segundo ela, na época, eram apenas 38 alunos registrados.

“Sabia que este número não era real. Maceió tem um terço da população alagoana e, consequentemente, a mesma proporção dos problemas de Alagoas. Somente com nosso sistema de matrícula online, implementado nos dois últimos anos, identificamos 2.328 alunos com algum tipo de deficiência na rede de ensino da capital”, resumiu Ana Dayse.
Ela acrescentou, ainda, que o trabalho só foi possível após o diagnóstico da rede de ensino da capital. De acordo com Ana Dayse, o documento integra a política de educação do município. Nesse período, por exemplo, parte das unidades de ensino na capital estruturaram espaços como as salas de recursos, voltadas para atendimento de alunos especiais.

A respeito do formato do produto entregue nesta manhã a várias instituições, a coordenadora do projeto Semed/Pnud, Rita Ippolito, explicou que o material foi transformado em audiolivro por dois motivos: redução de custos e para permitir o acesso por parte de qualquer interessado. “Essa iniciativa representa um grande avanço da rede de ensino de Maceió”, avaliou. Consultora do Pnud, a jornalista Marta Avancini participou da formação realizada no auditório da Esmal para professores e gestores escolares e ressaltou que a educação inclusiva só apresenta êxito quando aplicado de forma transversal, abordando todas as disciplinas em sala de aula.
A coordenadora do Departamento de Educação Especial da Semed, Neusa Scortegagna, disse que a secretaria tem como desafio a colocação em prática da política permanente de inclusão escolar. Após o lançamento do audiolivro, a secretária Ana Dayse e representantes do Pnud entregaram exemplares a diversos atores ligados ao segmento da educação inclusiva, a exemplo de escolas municipais, associações, Secretaria Estadual de Educação, entre outras.
Delane Barros / Ascom Semed

Nenhum comentário: