segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Zika Zero: estudantes aprendem a combater o Aedes




Consciente do papel da educação pública na sensibilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) segue com as ações do projeto Escola Alerta – Zika Zero nas escolas da rede. As crianças da Escola Municipal Paulo Freire, situada no Sítio São Jorge, receberem os técnicos e parceiros do projeto que promoveram atividades educativas por meio de oficinas, palestras e apresentações teatrais da esquipe TrupEduque.
“Acho importantíssimo conscientizar toda a comunidade, sobretudo através das crianças. Elas são nossa maior arma de combate ao Aedes, pois são multiplicadoras do conhecimento. Nosso intuito é despertar nos estudantes um olhar diferente, apurado, para reconhecer possíveis focos de proliferação e, com isso, evitar que o mosquito se reproduza”, conta Maria Sônia Amorim, diretora da unidade.
Cerca de 170 alunos do 1º ao 5º ano, divididos em dois turnos, participaram das ações na última semana. As atividades englobaram jogos educativos relacionados ao meio-ambiente, exposição de materiais recicláveis, oficinas de entomologia, verminoses e orientações sobre o mosquito da dengue através do tapete lúdico, além do Patruzika, idealizado pelos parceiros da Guarda Municipal de Maceió.
O pequeno José Luciano, aluno do 1º ano, aprendeu a mensagem: “Não pode deixar água parada”. Já seu colega, Weyvisson Patrício, aluno do 4º ano, disse ter adorado toda a programação e agora já sabe como agir: “Temos que jogar o lixo no lugar dele”.
Sobre o projeto
O projeto propõe desenvolver ações educativas integradas nas escolas e comunidades, para o combate e prevenção à Dengue, Zika e Chikungunya, além de promover a saúde ambiental para os alunos da rede municipal de educação.
O Escola Alerta – Zika Zero é fruto da parceria entre a Semed, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Superintendência de Limpeza Urbana (Slum) e Guarda Municipal.
Dados da epidemia
De acordo com novo boletim epidemiológico do município, divulgado pelo Grupo Técnico da Dengue e Chikungunya e a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), em 2016 foram registrados 2635 casos notificados de dengue em Maceió até a Semana Epidemiológica (SE) 25. No mesmo período de 2015 foram notificados 2553 casos.
Thiago Guimarães (estagiário)/Ascom Semed

Nenhum comentário: