A Escola Municipal Silvestre Péricles, localizada no Pontal da Barra, define a realização da Gincana Ambiental com os estudantes, pais e professores, a ser realizada de 5 a 8 de junho. A diretora Izaura de Souza se reuniu, na última terça-feira (8), com o pessoal envolvido para apresentar o projeto do evento, que já teve sua primeira etapa no dia 5 de maio.
“Nós estamos com esse projeto envolvendo Meio Ambiente e Sustentabilidade, com foco no Projeto Unesco do Programa de Escolas Associadas, que tem o o objetivo de envolver toda a comunidade escolar em atividades dinâmicas e que motivem a todos para boas práticas”, destacou Souza.
A Escola Silvestre Péricles é uma das quatro escolas contempladas para fazer parte do projeto nacionalmente, juntamente com a Paulo Henrique Costa Bandeira, Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias e Professora Maria José Clemente Rocha, todas no Benedito Bentes.
A Gincana também contempla aulas especiais com o professor falando sobre sustentabilidade, lixo e meio ambiente. Na segunda etapa da gincana, essas orientações serão transformadas em tarefas para as equipes.
Programa de Escolas Associadas
O Programa de Escolas Associadas (PEA) foi criado para estender os objetivos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco – ONU), no pós-guerra, ao campo da Educação. O PEA está presente em 130 países.
O objetivo fundamental é criar uma rede internacional de escolas que trabalhe pela ideia da cultura da paz. O Programa consiste, basicamente, no estímulo a projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela Unesco, ou simplesmente dirigido à ampliação da consciência de cidadania.
Toda escola associada recebe um certificado internacional de escola membro e tem o direito de utilizar a logomarca do PEA e do Ano Internacional em vigor. As unidades podem receber também materiais eventuais ou periodicamente produzidos pela Unesco e participar de concursos internacionais lançados com frequência pela Unesco e outras instituições a ela ligadas.
O principal benefício, porém, é participar de uma comunidade que trabalha pelo mesmo objetivo, troca informações, compartilha projetos e ideais. Isso atrai e modifica os esforços e repercute positivamente nas escolas, que podem ampliar o trabalho pela cultura da paz, em todas as suas formas.
Ascom Semed
Nenhum comentário:
Postar um comentário