quarta-feira, 9 de maio de 2018

Estudantes visitam Biblioteca Pública do Estado


Iniciativa estimula a prática da leitura. Foto: Ascom Semed
Cerca de 45 alunos da Escola Municipal Haroldo da Costa, localizada no Salvador Lyra, participaram do projeto Bibliotur, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal). A iniciativa consiste na visita dos estudantes à Biblioteca Pública Graciliano Ramos a fim de conhecer o acervo literário do local e aprender sobre a história do Estado.
Na ocasião, os jovens participaram de atividades guiadas por funcionários da biblioteca e conheceram as dependências do prédio, que foi construído pelo Barão de Jaraguá, durante 1844 e 1849. A construção chegou a hospedar o Imperador D. Pedro II e a Imperatriz Tereza Cristina durante a inauguração da Igreja da Catedral, em 1859. O local é considerado um dos mais importantes edifícios antigos de Maceió.
Estudantes aprendem sobre obras e histórias de escritores alagoanos.
Foto: Ascom Semed
Atualmente funcionando como Biblioteca Pública, a estrutura do prédio conta com espaços de Literatura Infantojuvenil, obras de arte, itens históricos e áreas dedicadas à História Afro-Brasileira e de Alagoas. O acervo do local também dispõe de livros publicados em braille e de referência, como dicionários e bibliografias de estudiosos atuantes nas mais diversas áreas.
Acervo de obras raras possui 5 mil exemplares. Foto: Ascom Semed
Entusiasmados, os estudantes também visitaram a coleção de obras raras. A seção abriga mais de 5 mil livros de autores nacionais e internacionais, sendo os exemplares mais antigos pertencentes à coleção “Da Ásia”, escrita pelo historiador português Diogo Couto em 1778. No fim do percurso, os alunos foram ao auditório da biblioteca e tiveram a oportunidade de recitar poemas e trechos de livros do acervo.

A estudante Ester Ferreira, de 14 anos, conta que nunca havia ido a uma biblioteca como aquela e ficou maravilhada com o que viu. “Está sendo incrível. É uma experiência apaixonante”, avaliou. Já Rayra Domingos, de mesma idade, adorou as obras de arte expostas. “Além dos livros, os quadros e esculturas também me chamaram atenção. Espero vir mais vezes”, desejou.
Biblioteca também possui obras de arte em suas dependências.
Foto: Ascom Semed
A coordenadora pedagógica da Escola Haroldo da Costa, Rita Pimentel, avalia o projeto como fundamental para a formação dos alunos. “Essa visita desperta o interesse deles por um local repleto de história. Os jovens de hoje em dia estão muito limitados às telas de smartphones e computadores. Para eles, conhecer esse espaço é como fazer uma viagem no tempo”, explicou.
Luzia Rodrigues, técnica pedagógica da Esmal, informa que as ações na biblioteca são mensais e contemplam seis escolas da rede municipal de ensino. “O objetivo é incentivar alunos e professores a conhecer o local e estimulá-los a vir sempre que possível”, disse a técnica.
Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: