A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, participou, na última terça-feira (08), do Ciclo de Debates: A Formação de professores no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que aconteceu na Fecomércio, em São Paulo (SP). O evento foi promovido pelo Itaú Social e pelo Instituto Aryton Senna.
O encontro promoveu uma apresentação de experiências brasileiras e internacionais sobre os desafios e oportunidades que envolvem a formação de professores – desde a formulação de políticas públicas até sua efetiva aplicação em sala de aula.
Na oportunidade foram debatidas a formação inicial e continuada de professores e experiência locais e internacionais que servirão de referência para que novas práticas pedagógicas possam ser implantadas no currículo.
“Temos feito muito investimento na formação dos professores, construímos juntos uma política de educação e como a BNCC é um documento norteador, já estamos estudando a melhor forma de como iremos trabalhá-la na Rede com a finalidade de aprimorar e melhorar ainda mais nossos indicadores educacionais”, disse a secretária.
A coordenadora geral, do projeto Semed/Pnud, Rita Ipollito, que também participou do encontro, ressaltou que o evento foi importante, principalmente, no tocante à comparação da experiência de currículo nacional com países como os Estados Unidos, Singapura e Finlândia. “Os profissionais internacionais compararam a BNCC com os currículos nacionais dos países correspondentes e acharam que o Brasil está no caminho certo para a inclusão de elementos fundamentais sobre o desenvolvimento integral do aluno com a possibilidade de desenvolver múltiplas competências inseridas na Base”, afirmou.
Janaina Farias/ Ascom Semed
Nenhum comentário:
Postar um comentário