quinta-feira, 24 de maio de 2018

Estudantes debatem cidadania e justiça em seminário na Esmal


Na tarde da última segunda-feira (21),  estudantes e professores de escolas públicas de Maceió se reuniram no auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) para participar do Seminário “Educação pela Paz, Cidadania e Justiça, eu apoio!”. O encontro foi promovido pela Organização Não Governamental Maceió Voluntário, em parceria com a Esmal – por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE). Na ocasião, os estudantes participaram de um ciclo de palestras que abordou assuntos como controle de armas, direitos humanos e abuso sexual.

Participaram do evento cerca de 250 estudantes das Escolas Municipais João Sampaio e Elizabeth Anne Lyra Lopes, e da Escola Estadual Edmilson Pontes, além de especialistas, técnicos e professores. O debate teve como tema central a educação como instrumento de transformação e pacificação social – conceito defendido por todos os especialistas convidados como ferramenta chave para uma sociedade mais pacífica. Uma das palestrantes foi Rita Ippolito, coordenadora-geral do Projeto Semed/ PNUD, que falou sobre direitos humanos, educação e assuntos correlacionados.
A coordenadora do PNUD defendeu o reconhecimento e respeito aos direitos e deveres da criança e do adolescente, em sua individualidade, dentro e fora do cotidiano escolar, bem como o desenvolvimento saudável e integral desses jovens.
Para Luzia Maria Rodrigues, responsável pelo PCJE nas escolas da Rede Municipal de Ensino, o seminário é uma oportunidade para disseminar conceitos como a cultura do respeito, violência e abuso sexual, drogas e desarmamento, assim como apontar caminhos para promover a paz. “Nosso intuito é que os conhecimentos apreendidos nesta tarde possam repercutir nas vidas desses jovens e, com isso, contribuam para a formação de cidadãos mais conscientes e respeitosos”, afirmou.
Thiago Guimarães/ Ascom PNUD

Nenhum comentário: