Visita às obras da escola Pedro Barbosa Júnior, na Cruz das Almas |
Melhorias estruturais e projetos pedagógicos para a comunidade escolar foram conferidos nesta quinta-feira (24) em vistoria da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, às obras na Escola Pedro Barbosa Júnior, em Cruz das Almas, e no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cmei Maria de Lourdes Vieira, localizado no Farol. A visita também foi acompanhada pela equipe de manutenção da Rede Municipal de Ensino, líderes comunitários e a equipe de Gestão Educacional da Semed.
Segundo a secretária, os reparos na estrutura física das escolas têm sido uma das prioridades na gestão do prefeito Rui Palmeira. As intervenções de pequeno, médio e grande porte são realizadas em todas as escolas da Rede com recursos próprios.
“Temos feito muitas melhorias. Queremos fazer muito mais e vamos. A ambiência estrutural é fundamental para o processo de ensino aprendizagem. Aqui não fizemos um pequeno reparo, foi uma obra de grande proporção. A comunidade aguardava ansiosa pela nova estrutura e merece essa nova escola. Como é uma escola de tempo integral, os alunos serão bastantes beneficiados por que terão um prédio bom para desenvolver suas atividades esportivas e culturais”, ressaltou Ana Dayse.
A reforma da escola foi orçada em, aproximadamente, R$ 200 mil em recursos próprios. A unidade teve toda a parte do telhado renovado por um material resistente à maresia, recuperação da estrutura de concreto, recuperação da quadra esportiva, pintura e nova estrutura elétrica e hidráulica.
“Tudo que foi feito eu acompanhei, tudo de primeira qualidade. A expectativa é mil sonhando em começar. Tudo que foi feito nessa escola foi muito bem feito”, frisou Paula Costa, diretora da unidade. Atualmente os alunos da Pedro Barbosa estão temporariamente na Escola Benício Dantas. Ainda de acordo coma diretora os alunos retornam até o final do mês.
“A escola tem tudo para ser uma escola-modelo, o que será excelente para o nosso bairro”, disse a vice-presidente do conselho escolar, Neuryland Moraes.
Para a mãe de três alunos da escola, Suely dos Santos Silva, a nova estrutura atendeu a expectativa. “Tenho três crianças matriculadas nesta unidade. Tudo nela está lindo. A estrutura nova permite o conforto e a vontade de as crianças passarem mais tempo na escola”, afirmou.
Cmei
Depois de conferir a reforma da Escola Pedro Barbosa, a secretária estendeu a vista ao Cmei Maria de Lourdes Vieira, unidade que desenvolve um projeto com os alunos no desenvolvimento da horta escolar, que envolve toda a escola e proporciona mudanças nos hábitos alimentares dos alunos. “Eles participam do cultivo, da colheita e de preparo de alguns alimentos”, destacou Eleuza Porangaba, professora do 2º período.
A diretora da escola, Evillnaide Nascimento, reforçou ainda que as crianças foram orientadas a servir o próprio alimento no prato durante as refeições. “Vamos explicando e conversando para eles se servirem e colocarem no prato a porção ideal para o seu consumo. É lindo de ver que eles realmente aprenderam”. disse.
A técnica Erika Gama da Educação Infantil disse que essa escola foi uma das primeiras a implantar e seguir as orientações curriculares da modalidade. Segundo ela, o processo formativo explica bem o motivo pelo qual a escola consegue ter bons resultados na qualidade do ensino.
Janaina Farias/ Ascom Semed
Nenhum comentário:
Postar um comentário