Seleção visa contratar assistentes de alfabetização para o programa. |
Ao todo, 423 candidatos concorrem a 176 vagas, que serão distribuídas em 88 escolas da rede. Os inscritos foram submetidos a uma prova com 15 questões de Língua Portuguesa durante os turnos matutino e vespertino, a fim de avaliar seus conhecimentos na área. Além dessa etapa, os selecionados também passarão por prova de títulos. O resultado do processo será divulgado no dia 11 de maio, a partir das 16h, na Semed – Unidade Farol. Posteriormente, será possível conferir a relação de aprovados no site da Semed.
Os selecionados atuarão na rede municipal de ensino garantindo apoio educacional aos professores alfabetizadores do programa, no turno regular, por um período de cinco horas semanais para unidades escolares não vulneráveis ou dez horas semanais para as unidades escolares vulneráveis. Os assistentes prestarão serviços por seis meses em 2018 e mais oito meses em 2019, caso desejem renovar o contrato.
São consideradas unidades vulneráveis aquelas em que mais de 50% dos estudantes tenham apresentado rendimento insuficiente em leitura, escrita e matemática nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Ao todo, 18 escolas da rede classificam-se como vulneráveis.
“Um levantamento de turmas está sendo feito para saber a quantidade exata de assistentes que será preciso, porém estima-se que serão chamados mais de 200 assistentes”, informou Rita Vasconcelos, coordenadora do Ensino Fundamental da Semed.
Todas as escolas da rede municipal de ensino estão recebendo recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para a compra de materiais que serão utilizados nas aulas e ressarcimento dos assistentes.
SOBRE O PROGRAMA
O Programa Mais Alfabetização tem o objetivo de fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização para fins de leitura, escrita e matemática dos estudantes nos 1º e 2º anos do ensino fundamental. O intuito da iniciativa é fortalecer o aprendizado dessa etapa e promover a integração dos processos de alfabetização das unidades escolares com a política educacional da rede de ensino.
Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed
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