A gestão da merenda escolar da Rede Municipal de Educação de Maceió foi referência na Reunião Regional para a Consolidação dos Programas de Alimentação Escolar, que aconteceu entres os dias 14 e 16 deste mês, Panamá. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi representada pela coordenadora de merenda escolar, Ana Carla Luna. Na oportunidade, foram apresentados os resultados obtidos pela Prefeitura na área, além da socialização de experiências dos programas de alimentação escolar pelos países nos quais as ações foram desenvolvidas.
No encontro, estiveram presentes especialistas de 13 países, responsáveis pelos programas de alimentação escolar em seus governos. Anna Carla apresentou o relatório “Educação Alimentar e Nutricional: uma experiência em Maceió, Município do Nordeste Brasileiro”.
Anna Carla discorreu sobre as estratégias que a Prefeitura de Maceió, por meio da Semed, está utilizando para promover a educação alimentar e nutricional na Rede Municipal de Ensino. Projetos como o Escola Sustentável, que promove o plantio de alimentos na própria escola e aplicação das diretrizes curriculares das modalidades de ensino, que tem a alimentação saudável como objetivo a ser alcançado no Plano Municipal de Educação, foram alguns dos temas expostos.
“Abordamos todas as ações que a rede está fazendo para implantar a educação alimentar e nutricional nas escolas do município. A apresentação não foi só voltada apenas da alimentação escolar, mas das ações da Secretaria como um todo”, disse a coordenadora.
Também participaram da reunião membros da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Desde 2009, Brasil e FAO desenvolvem um projeto para fortalecer os programas de alimentação escolar na América Latina e no Caribe. A iniciativa, coordenada pela ABC e implementada em conjunto pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pela FAO, chega agora ao fim da sua primeira fase de implementação.
A experiência brasileira desenvolvida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem despertado, ao longo das últimas duas décadas, a atenção da comunidade internacional. Atualmente, o projeto está sendo implementado em Belize, Costa Rica, El Salvador, Granada, Guatemala, Guiana, Honduras, Jamaica, Paraguai, Peru, República Dominicana, Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas.
Eduardo Araújo/ Ascom Semed
Nenhum comentário:
Postar um comentário