A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, apresentou nesta terça-feira (22), aos diretores, coordenadores e técnicos da rede, o Pacto de Gestão – um documento que atende a lei 6.482/15 que prevê a compactuação entre a secretaria e os gestores das escolas, por meio de alcance de metas. O objetivo é apoiar e aprimorar o desempenho dos gestores nas unidades escolares.
O documento foi construído pela Semed, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), e teve como consultor o professor Jorge Eduardo, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Para o professor, o Pacto de Gestão se apresenta como uma perspectiva fundamental como melhoria de trabalho da gestão escolar. “O documento é peça fundamental do funcionamento da escola. O trabalho escolar é a soma dos trabalhos pedagógico e administrativo. Apesar da literatura enfatizar que 30% da importância do processo de aprendizagem está na gestão e 70% no pedagógico, é preciso entender que sem os 30% do administrativo não conseguimos alcançar a excelência do processo de ensino e aprendizagem, motivo pelo qual trabalhamos na escola” destacou.
Ao falar da importância do documento enquanto ferramenta pedagógica, a secretária Ana Dayse reforçou que o professor Jorge colocou muito bem em sua apresentação a proposta do Pacto de Gestão. “Entendemos que esse trabalho já vem sendo feito na escola, entretanto, o documento traz a organicidade das tarefas e dos trabalhos de forma sistemática como destacou o professor Jorge. Nós estamos aqui assumindo um compromisso do é preciso fazer de forma sistematizada no sentido de melhorar a organização da escola”, frisou a secretária.
Durante apresentação do Pacto, a secretária lembrou aos gestores que a rede está perto da meta do Ideb projetada pra Maceió, mas, segundo a gestora, só vamos estar melhores se avançarmos. “Nós precisamos avançar. Melhoramos nossos números sim, mas ainda não chegamos onde precisamos chegar. E para que a gente atinja essa qualidade que a nossa educação precisa, nós estamos hoje aqui assumindo um compromisso do que é preciso fazer”, afirmou.
A coordenadora geral do Projeto Semed/ Pnud, Rita Ipollito, disse que Pacto tem um papel de apoiar a gestão escolar. “No dia a dia da escola vocês, gestores, têm muitas coisas para resolver, além do pessoal como professores e funcionários das escolas e uma série de tarefas muito importantes que chamamos de gestão escolar que deve se relacionar com a gestão educacional. A lei precisava realmente que fosse pensada e refletida para que ela não se transformasse numa lei que não seja a favor da escola, mas uma lei que realmente possa responder à necessidade das escolas na sua enorme tarefa e reorganizar, a partir de dados e indicadores que cada escola apresenta como sua história”, explicou Rita.
A coordenadora de gerenciamento e organização escolar, Marta Palmeira, explicou que o pacto trabalha com três dimensões: pedagógica, administrativa-financeira e relacional. “A escola tem metas para alcançar nessas três dimensões, como por exemplo o projeto político-pedagógico (PPP) que é o documento mais importante na escola. O que consta no pacto de gestão é exatamente a escola ter a construção do PPP e tê-lo atualizado, porque é um projeto norteador. É quando o gestor se compromete, através do pacto de gestão, que até o final do ano ele estará com seu PPP construído, reafirmando o que a escola é, a que se propõe a fazer e qual a missão da escola, qual o objetivo”, afirma.
Janaina Farias/ Ascom Semed
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