quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Alunos da rede municipal visitam a Serra da Barriga

Estudantes visitam Serra da Barriga, em União dos Palmares
Professores e alunos do 5º  ano de escolas da rede municipal de ensino de Maceió tiveram a oportunidade de visitar um dos mais conhecidos pontos de resistência da História do Brasil: a Serra da Barriga, em União dos Palmares. O Projeto do Centros e Núcleos, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) aproveitou as comemorações relativas ao Dia da Consciência Negra, no último dia 20, para apresentar um pouco da história negra e indígena do País aos jovens alunos.

De acordo com Ednilza Novaes, da coordenadoria de Centros e Núcleos da Semed, na quinta-feira da semana passada, dia 22, foi a vez da visitação apenas de professores do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) São Sebastião, escolas Maria de Lourdes Pimentel; Pedro Café; Jayme Miranda; Sérgio Luiz; Corintho da Paz e técnicos da Semed.
Alunos atentos às informações sobre um dos locais históricos da cultura do Brasil
Na última sexta, dia 26, foi a visita da escola Maria José Clemente e na segunda-feira, com alunos do 5º ano. “O objetivo foi o de oferecer aos alunos a oportunidade para que percebam a Serra da Barriga como lugar sagrado, ponto de resistência e fator histórico”, explica Ednilza. As aulas de campo contribuem para o conhecimento histórico, mas também provoca nos estudantes a identificação com o local e reforça a importância do maior quilombo do Brasil, que atrai turistas do mundo inteiro.
Alunos do alto observando toda a Serra da Barriga
A professora Luzia Cardoso, do 5º ano da escola Pedro Café, explica que a unidade de ensino está fazendo um estudo sobre a cultura negra e o coroamento foi a visita à Serra da Barriga. “É uma iniciativa importante para que os alunos saibam da luta seguida até chegar à liberdade que respiramos nos nossos dias”, acrescenta ela.
Iasmin Vitória, aluna da turma do Acelera, também da escola Pedro Café, ficou encantada com o local, o ambiente histórico e reconhece como sendo uma oportunidade única. A colega dela, Júlia Gabrielli, ficou atraída pela vasta vegetação da Serra. “Tudo muito lindo. As plantas daqui, o lago, as moradias, tudo”, resume em tom de felicidade. Fabiano Silva, de 11 anos, reforça a opinião de Júlia. Para ele, a visita foi importante para conhecer a história de Zumbi, a força da resistência de um povo e de seus descendentes.
Cada cantinho da Serra da Barriga foi conferido pelos alunos
O projeto ainda não foi concluído e outras escolas da Semed ainda devem visitar o local até o final desta semana. Pelo menos cem alunos da rede municipal de ensino da capital terão a oportunidade de conhecer um ambiente que ganhou um espaço privilegiado nos livros de História, que é o Quilombo dos Palmares.

Delane Barros/ Ascom Semed

Nenhum comentário: