quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Crianças da rede municipal conhecem história de escritor alagoano


Crianças no momento da apresentação (foto: Edna Lopes).
Cerca de 160 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Graciliano Ramos participaram nessa quarta-feira (14), do projeto “Conhecer é uma Graça”, que aconteceu na própria estrutura do Cmei localizado no bairro Cidade Universitária, parte alta da cidade. O projeto que é uma iniciativa da equipe pedagógica do Centro de Educação Infantil, teve como objetivo possibilitar à comunidade escolar o reconhecimento e importância do escritor alagoano Graciliano Ramos, patrono do Cmei.
Durante o evento, as crianças com faixa etária de 4 a 6 anos de idade homenagearam o escritor com as suas próprias obras, apresentadas nas salas de aulas que foram nominadas pelas seguintes obras: Espaço Molecoreba, Vidas Secas, Infância, A terra dos Meninos Pelados, Viagem, São Bernado e Caetés.
De acordo com a diretora do Cmei, Rosângela Lopes, as atividades literárias são de grande importância e devem ser aplicadas desde a pré-escola. “O trabalho realizado com a literatura é possível ser feito em qualquer turma. Nós temos crianças bem pequenas e elas já aprendem a gostar e entender desde cedo”, destacou.
Crianças na apresentação cultural (foto: Edna Lopes).
A conselheira municipal de educação, Edna Lopes, ficou encantada com o projeto que resgatou a história do patrono do Centro de Educação Infantil. “Foi um momento fascinante para as crianças. A equipe fez uma coisa extremamente interessante porque resgatou a história do importante escritor e representante da literatura brasileira”, salientou.
Os pequenos alunos do Centro de Educação Infantil se aprofundaram nas histórias de Graciliano Ramos, além de fazerem várias apresentações culturais. Cateline Alane, 6 anos, aprovou o momento histórico vivido no Cmei Graciliano Ramos. “Eu Gostei muito! Achei legal demais a história do Caetés”, disse a garota sobre a obra.
Até os pais que estavam acompanhando as crianças se identificaram com as obras de Graciliano Ramos. “O projeto foi bem legal porque trouxe um aprendizado a mais para as crianças. Gostei bastante pois até eu aprendi sobre a história desse grande escritor”, revelou Alane Cardoso, mãe da pequena Cateline.
JC Oliveira (estagiário)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: