quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Rui Palmeira inaugura duas creches na parte alta nesta sexta

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e a secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, inauguram nesta sexta-feira (30), às 9h da manhã, mais dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Os CMEIs Maria José de Oliveira e Monsenhor Carlos Luis de Oliveira Barbosa, estão localizados nos bairros do Benedito Bentes e Village Campestre, respectivamente, na parte alta da cidade.
CMEI Maria José Oliveira
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Rui Palmeira explica que essa região da cidade precisa de muita atenção também no que diz respeito a creches. “Estamos muito empenhados na construção desses equipamentos. Sabemos da carência dessa população. Temos ido a Brasília cobrar recursos para a educação em Maceió e a entrega desses dois CMEIs será uma vitória para o município e principalmente para as mães que terão seus filhos na sala de aula”, ressaltou o gestor.
CMEI Monsenhor Luis Barbosa recebe os últimos preparativos
para inauguração nesta sexta, 30 . Foto:Antônio/Secom Maceió

Estrutura
As duas unidades que seguem o padrão determinado pelo Ministério da Educação (MEC) já estão funcionando e tem capacidade para receber 480 crianças de 0 a 5 anos de idade em dois turnos, beneficiando as famílias da região. Os CMEIs contam com estrutura administrativa, de serviços, multiuso, dois blocos pedagógicos, pátio coberto, além de playground e área de estacionamento.
Os blocos pedagógicos são equipados com fraldário, banheiros, sala para atividades, espaço para repouso e solário, toda estrutura para receber bem os pequenos de 0 a 3 anos de idade. A área administrativa é composta por recepção, diretoria, sala dos professores, almoxarifado e banheiros para adultos. Também foi construído um espaço de lavanderia, rouparia, cozinha, lactário, dispensa e copa, além de banheiros adultos adaptados para pessoas com deficiência.
Cada CMEI teve um custo aproximado de R$ 1.6000,00, totalizando R$ 3.2000,00 em investimentos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contrapartida da Prefeitura de Maceió.
CMEI Maria José Oliveira
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Biografia dos patronos
Monsenhor Carlos Luis de Oliveira Barbosa
Carlos Luís de Oliveira Barbosa, alagoano de Ibateguara, filho primogênito, irmão de outros cinco. Com vocação sacerdotal, ordenou-se padre no dia 08 de dezembro de 1912. No seminário foi professor de francês e de história eclesiástica, sagrada e natural. Além de ser professor de liturgia. Lecionou no colégio São José e foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.
Monsenhor Luis Barbosa também foi o diretor do asilo de órfãs de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Bebedouro, com sua filial em Marechal Deodoro, o orfanato São José.
Durante toda sua vida, o monsenhor dedicou suas forças à Igreja Nossa Senhora do Rosário. Entusiasta da educação, Luis Barbosa criou uma escola noturna para operários. Foi ele também um dos fundadores do colégio Guido de Fontgalland. Em 17 de julho de 1968, vítima de diabetes, Monsenhor Luís Barbosa faleceu.
Maria José de Oliveira
Alagoana de São José da Laje, Maria José de Oliveira foi professora, escritora, folclorista, poetisa e membro da Academia Maceioense de Letras.
A cegueira que se abateu sobre a professora aos dezoito anos não a impediu de trilhar tão relevante história. Servidora estadual no palácio do governo, em dado momento de sua vida o então governador Divaldo Suruagy perguntou se ela estava satisfeita com o trabalho. Maria José respondeu afirmativamente, mas, também ponderou que gostaria de ser professora. Norteado pela declaração de Maria José, o governador lembrou de seu amigo Ciro Accioly, que tinha desejo de abrir uma escola de cegos. Foi então que foi criada a Escola de Cegos Cyro Accioly, e Maria José foi a primeira professora da instituição. Por lá, lecionou história, português e matemática. No ensino da matemática desenvolveu método próprio e publicou livro.
Faleceu em 03 de Agosto de 2014, deixando um legado de coragem, luta e determinação e um vasto acervo na área da literatura e da cultura.
Solenidade
A solenidade de inauguração acontece no CMEI Maria José de Oliveira, no Benedito Bentes, às 9h.

Erick Nogueira/ Ascom Semed

Nenhum comentário: