terça-feira, 13 de novembro de 2018

Biblioteca Municipal realiza evento em comemoração ao 18º aniversário


Secretária Municipal de Educação Ana Dayse
homenageia o poeta Carlos Moliterno
Em comemoração aos seus 18 anos de fundação, a Biblioteca Municipal Carlos Moliterno, localizada no prédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro da Cambona, realizou nesta terça-feira (13) uma solenidade comemorativa. O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, da ex-secretária de Educação Betânia Toledo, de técnicos do órgão e filhos do homenageado.
Apresentação da técnica da biblioteca, Lúcia Andrade. Foto: Ascom Semed

Ana Dayse ressaltou a importância da biblioteca e destacou seu papel na Rede Municipal. “Instituições como a nossa, que formam pessoas, que vai da educação infantil até a formação de formadores, precisam desse espaço, que eu costumo dizer que é o cérebro dessa Rede. Hoje é um dia de festa para celebrar essa atividade belíssima que é ajudar as pessoas que precisam aprender a ler. O escritor Carlos Moliterno está consagrado e eternizado nesse espaço”, disse.
Carlos Alberto Leão de Moliterno e Luciana Leão Moliterno, filhos de Carlos Moliterno, receberam as homenagens pela passagem de aniversário da biblioteca. Carlos destacou a resistência da biblioteca pública do município e comparou com muitas outras que deixaram de existir. “Fico muito feliz em ver a biblioteca cumprindo sua missão. Esse reconhecimento me deixa muito emocionado. Ao longo desses 18 anos a biblioteca que traz o nome do meu pai continua firme”, afirmou.
Momento festivo com a presença dos filhos do homenageado
Carlos disse que seu pai tinha o hábito de frequentar sebos e livrarias. “Foi assim que seu destino começou a se cumprir. Entre os livros amontoados de alfarrábios, ele conheceu como Jayme de Altavilla e Théo Brandão, iniciando amizades que atravessaram décadas”, ressaltou.
A coordenadora da biblioteca Janaína Tenório ressaltou a alegria em comandar a equipe. “Comemoramos essa data tão importante com muita alegria, são 18 anos de existência da Biblioteca Carlos Moliterno disseminando conhecimento e incentivando à leitura”, frisou.
Grande roda de ciranda encerrando a solenidade. Foto: Ascom Semed
Durante a solenidade, a técnica e contadora de história, Lúcia Andrade, musicalizou e apresentou um dos sonetos do livro “A Ilha”. No final, uma grande roda cantando ciranda encerrou a solenidade.

João de Oliveira Filho/ Ascom Semed

Nenhum comentário: