segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Alunos da Escola Ranilson França participam de sessão de cinema na Esmal


Foto: Mauro Fabiani


Alunos da Escola Professor Ranilson França, localizada no bairro da Levada, participaram de uma sessão de cinema, na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). Os alunos participam do programa Atleta do Futuro, do Serviço Social da Indústria (Sesi-AL), que tem parceria com os programas Esporte e Cidadania da Esmal, Cidadania e Justiça na Escola e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Cerca de 250 alunos da escola assistiram ao filme A Era do Gelo. Após a sessão foi servido lanche aos pequenos. O estudante José de Oliveira dos Santos, de 11 anos, disse que era a segunda vez que estava vendo um filme numa tela grande de cinema. “É um dia inesquecível na minha vida. Nunca vou esquecer”, afirmou.

A juíza Maria Lúcia de Fátima Barbosa Pirauá destacou a importância das ações do Programa Cidadania e Justiça na Escola, do qual é coordenadora. “São muitas as sessões em que as crianças ficam encantadas. Os filmes são educativos e trazem uma mensagem, proporcionando cultura aos que não têm oportunidades de ir ao cinema”, alegou a coordenadora.
 
A técnica do departamento de programas especiais da Semed, Ticiane Bentes explicou que as crianças que participam do programa têm a oportunidade de conhecer e praticar várias modalidades esportivas. “O Esporte mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para a aquisição de valores necessários para a coesão social e mundial”, disse.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Sebastião Costa Filho, afirmou que o objetivo principal de tudo isso é a inclusão social. “Esse é o caminho para ocupar o tempo dessas crianças tirando-as da rua e das tentações do mundo da droga, do furto”, afirmou.
 
O Convênio Cidadania e Justiça na Escola, entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió e a Escola Superior da Magistratura (Esmal) foi renovado na semana passada entre a Prefeitura de Maceió e o Tribunal de Justiça.

O programa compreende atividades coordenadas pelas quatro entidades convenentes, possibilitando aos professores e alunos, durante o processo de aprendizagem, a assimilação de conceitos de cidadania, ética e justiça, e conhecimento sobre o Poder Judiciário, auxiliando alunos no que diz respeito ao exercício de seus direitos e deveres.

Cabe à Esmal o encaminhamento às escolas de material escrito utilizado pelo Programa, além da disponibilização de magistrados que atuarão de forma voluntária nas reuniões e palestras com professores e alunos.

Nenhum comentário: