segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Escola Natalina da Costa realiza projeto de incentivo a leitura

 Foto: Fabiana Santos

Os alunos do 4 ano da  Escola Municipal Natalina Costa, realizaram nesta quinta-feira (29), a apresentação do romance Robison Crusoé, do escritor Daniel Defoe. O evento faz parte do Projeto Literatrilha, que realizou durante toda semana diversas atividades de incentivo a leitura.

Para Sayonara Peixoto, vice-diretora da unidade escolar, o objetivo da atividade foi dinamizar a sala de leitura. "Nós diretores, coordenadores e professores pensamos nessa projeto pedagógico para o 2º semestre, e a ideia foi estimular a leitura e a criatividade dos alunos", afirma ela.

"Várias ações pedagógicas foram planejadas para concretização do Projeto Literatrilha, os professores fizeram leitura de livros durante as aulas, pesquisas sobre diversos autores e suas obras, criamos o aluguel do livro, onde os alunos da escola podiam levar livros nos finais de semana para casa. Atividades sempre voltadas para o incentivo a leitura e a escrita", enfatiza Sayonara Peixoto.

De acordo com Joelma Ferreira, coordenadora pedagógica, o Literatrilha integrou todos os docentes no projeto. "Os professores escolheram a temática e os livros que seriam trabalhados com seus alunos, criaram estratégias para atrair a atenção das crianças, e no final do semestre, uma produção textual e artística foi realizada na culminância do projeto", afirma.

"O Projeto Literatrilha além de dinamizar o espaço da biblioteca e incentivar a leitura dos alunos, também foi importante para aproximar os pais da escola. Eles participaram das confecções das roupas do projeto, ajudou os filhos nas pesquisas que eram enviadas para casa, e na culminância do projeto puderam  prestigiar a apresentação das crianças", enfatiza Joelma Ferreira. 

Katia Cristiane, mãe de aluna, afirma, "o projeto foi muita importante para os alunos, incentivou as crianças a tomarem gosto pela leitura, e por uma escrita correta, além de permitir que nós pais pudêssemos vivenciar o dia a dia dos nossos filhos na escola, e contribuir com nossa participação nos projetos desenvolvidos pela unidade escolar", afirma ela.

A Escola Natalina Costa, atualmente atende a 840 alunos, do 1º ao 5º ano, nos turnos da manha e tarde, e dentro do seu planejamento estratégico, estão ações pedagógicas que envolvem a participação dos educandos, pais e alunos, na perspectiva de construir uma proposta eficaz de ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário: