quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Educadores do programa Mais Educação socializam resultados de 2012

Foto: Janaína Faraias
Gestores e professores comunitários das 53 escolas que integram o programa Mais Educação, na Semed socializaram nesta quarta-feira(12) as ações desenvolvidas durante o ano. A oportunidade foi de avaliar as atividades e resultados, bem como passar orientações para o trabalho que será desenvolvido já 2013.

Durante a reunião, a coordenadora do programa em Maceió, Edileuza Maciel, realizou uma retrospectiva abordando diversos aspecto do Mais Educação, onde frisou os encontros realizados mensalmente visando destacar os pontos positivos e observar as dificuldades e obstáculos na realização das ações.

Ela avalia como positivo o desenvolvimento do programa no município, isso por que o número de alunos passou de 800 em 2008-início do Mais Educação- para 8 mil neste ano, no entanto ressalta que o crescimento não foi só em números.

houve um grande aumento em quantidade de alunos integrados ao programa, isso é muito bom, mas o que temos que comemorar mesmo são os resultados positivos principalmente no beneficio gerado ao aluno participante”, destaca.

Edleuza listou os benefícios do Mais Educação na vida dos alunos: melhoria da autoestima, mais envolvimentos dos pais, alunos e funcionários com o universo da escola e principalmente o aumento significativo no índice da educação básica (Ideb) nas escolas que integram o programa.

Para 2013 a coordenadora pede que os educadores sigam algumas orientações como apresentação do programa no início do ano letivo aos pais e comunidade escolar e frisa ainda, a importância dele no projeto político pedagógica da escola bem como o diálogo do mais educação com os diversos saberes.

As escolas também apresentaram seus relatórios, com isso vários ações foram destacadas como é o caso da escola Manoel Pedro que fez um trabalho diferenciado com os alunos do Mais Educação. Cerca de 80 alunos divididos em 4 grupos receberam aula de letramento, flauta e coral. Essas mesmas crianças também participaram do 'projeto horta: plantas medicinais' onde foram alfabetizadas em meio a questão ambiental.

A professora Maricleide de Souza Gomes, da escola Manoel Pedro, disse que o projeto horta gerou conhecimento aos alunos desde do plantio ao preparo dos alimento e ainda interagiu e integrou o grupo, melhorando o comportamento dos alunos. “ O foco foi a questão ambiental. O projeto motivou todos os alunos e contou com a participação da comunidade, onde todos interagiram. Eles produziram até lambedor”, frisa ela.

Nenhum comentário: