segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Prefeitura de Maceió e Tribunal de Justiça renovam convênio na Educação


Secom

O prefeito Cícero Almeida, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho e o secretário municipal de Educação de Maceió, José Mário Carneiro, assinaram nesta segunda-feira (3), a renovação do convênio Cidadania e Justiça na Escola, entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió e a Escola Superior da Magistratura (Esmal).
O programa compreende atividades coordenadas pelas quatro entidades convenentes, possibilitando aos professores e alunos, durante o processo de aprendizagem, a assimilação de conceitos de cidadania, ética e justiça, e conhecimento sobre o Poder Judiciário, auxiliando alunos no que diz respeito ao exercício de seus direitos e deveres.
Cabe à Esmal o encaminhamento às escolas de material escrito utilizado pelo Programa, além da disponibilização de magistrados que atuarão de forma voluntária nas reuniões e palestras com professores e alunos.

 A Secretaria Municipal de Educação  tem a responsabilidade de viabilizar a abertura das escolas municipais para a implementação do programa, bem como a disponibilização de transporte dos alunos, em datas programadas, para a realização de atividades extraescola.

Na avaliação do secretário José Mário Carneiro, é uma iniciativa que só traz benefícios para a qualidade da educação que é oferecida no município. “O Cidadania e Justiça na Escola leva aos nossos alunos uma melhor assimilação de conceitos como cidadania, ética e justiça. Isto é fundamental na formação deles”, disse ele.

Cícero Almeida enalteceu a importância de iniciativas como esta, que está voltada para a inclusão social dos estudantes e de seus familiares. “Enche-nos de orgulho poder continuar a desenvolver essa parceria com o TJ. Este é um programa que, acima de tudo, está preocupado em oferecer uma melhor qualidade de convivência social para os nossos estudantes”, disse ele.

O desembargador Sebastião Costa Filho ressaltou a parceria entre as duas instituições, que juntas desenvolvem um excelente trabalho na disseminação da cidadania. “O programa traz excelente oportunidades de debater com a comunidade escolar da rede pública de ensino de Maceió, a respeito de seus direitos e deveres e colaborar na construção de uma vida melhor”, afirmou.

Para a juíza Maria Lúcia de Fátima Pirauá, coordenadora de Projetos Especiais da Escola Superior da Magistratura, a consolidação da parceria entre Judiciário e Executivo Municipal contribuem para a consolidação da iniciativa, que, atualmente, beneficia inúmeras crianças matriculadas em escolas da rede municipal de Educação.

O desembargador Edivaldo Bandeira Rios, o secretário executivo da Esmal, Walter Silva, a diretora do Departamento de Programas Especiais, Regina Bispo, e a técnica Tatiana Teles também compareceram à reunião.

Nenhum comentário: