terça-feira, 17 de março de 2015

Educação assina convênio com instituições de apoio a alunos especiais



Nesta segunda-feira (16), a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea e o secretário adjunto, João Carlos Barbirato, assinaram o termo de convênio com quatro instituições de apoio a estudantes com necessidades especiais de Maceió. O convênio é resultado da articulação da gestão municipal em atender a crescente demanda de alunos especiais matriculados na rede municipal de ensino.

Com a assinatura do convênio, Maceió disponibilizará para até 460 estudantes especiais jornada ampliada com Atendimento Educacional Especializado (AEE) e atendimento diurno na modalidade Educação de Jovem e Adultos (EJA).
A instituições conveniadas são a Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (Aappe), que pode atender até 120 estudantes, Pestalozzi (220), Fundação Casa do Especial (Funcae) e Família Down (Famdown), que podem atender até 60 estudantes cada uma.

Para a secretária Ana Dayse, Maceió demonstra ser um município acolhedor, pois desde que assumiram a pasta, o número de alunos especiais matriculados na rede só tem crescido. “As crianças da nossa rede precisam do atendimento e a gestão tem feito todo o esforço para que o atendimento fosse o melhor e especializado. Com isso, a sociedade começa a perceber e nos procurar para matricular seus filhos especiais”. Ainda de acordo com a secretária, este é apenas o começo. “Este convênio é uma porta aberta para outros convênios para a educação municipal”, destacou Ana Dayse.
A secretária registrou ainda ser este um momento ímpar pelo que representa. “Atender aos especiais sempre esteve em nosso planejamento e agradeço às instituições por entender e atender ao chamado”.

O secretário-adjunto João Carlos Barbirato reforçou que este convênio está lastreado na informação. “A demanda atendimento especial existia e baseado na informação, conseguimos viabilizar o convênio”, reiterou.

A presidente da Aappe, Iraê Cardoso, destacou a iniciativa como pioneira. “Tentamos este convênio para atender a uma demanda que se acumulava há mais de 10 anos. Isto demonstra a seriedade desta gestão. As instituições já estão com seus planejamentos pedagógicos prontos e com o mobiliário novo para atender aos alunos”, informou Iraê.

Para Jorge da Silva Porto, diretor da Funcae, este convênio vai garantir uma melhoria na qualidade de vida das crianças especiais. “Agradecemos a Prefeitura porque vamos possibilitar a estas pessoas pouco vistas pela sociedade. O governo faz a parte dele e nós fazemos a nossa”.
O atendimento aos alunos especiais da Rede Municipal de Maceió será feito por meio da ampliação da jornada escolar, ou seja, além de estar frequentando uma sala regular em uma das escolas municipais, no contraturno, o estudante também receberá atendimento especializado em uma das instituições conveniadas de acordo com a sua necessidade.


Adriana Thiara Oliveira – Ascom Semed

Nenhum comentário: