quinta-feira, 12 de março de 2015

Secretária de Educação recebe vereadores e conselheiros tutelares



A secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, e o secretário adjunto, João Carlos Barbirato, receberam nesta quarta-feira (11), na sede da Semed, os vereadores e conselheiros tutelares da capital para esclarecer o processo de matrículas 2015. Na reunião, foi acordada a prorrogação do período de atendimentos para a matrícula dos estudantes que não conseguiram vagas.

Participaram do encontro os vereadores Guilherme Soares, presidente da Comissão de Educação; Teresa Nelma, vice-presidente, Silvânio Barbosa e Silvânia Barbosa, e os conselheiros Gilvaneto Davino, Região Administrativa 1 (RA1), Rafael Santos e Leonice Cardoso (RA 4), Antônio Carvalho (RA 5), Carlos Alberto Santos (RA 6) e Ariudo Alves (RA 7).
Entre as principais abordagens dos vereadores e conselheiros, estava a alocação dos alunos que ainda não tinham conseguido uma vaga, redistribuição de vagas, transporte escolar e ampliação da oferta.

A vereadora Teresa Nelma esclareceu que o encontro foi um pedido dos conselheiros, visando alinhar informações sobre o processo de matrículas. “O objetivo foi alcançado, pois conseguimos nos reunir com a secretária”.
Ana Dayse salientou que a Secretaria de Educação tem o compromisso de atender a todos os pais e, quando solicitado, os conselheiros. “Precisamos nos juntar em prol das crianças de Maceió e superar as diferenças em busca de uma política de educação para esta cidade”.
Os conselheiros tutelares expuseram as principais dúvidas dos pais, que foram sanadas com o calendário disponibilizado aos conselheiros e vereadores. Além disso, foi assegurado aos conselheiros que a comissão de matrícula atenderá as demandas dos Conselhos Tutelares das Regiões Administrativas de Maceió, logo após a conclusão do processo de matrículas. “Enquanto o processo de matrícula e os ajustes estiverem acontecendo, os pais serão atendidos e, após este período, os casos trazidos pelos Conselhos Tutelares serão abordados”.
O vereador Guilherme Soares afirmou que os vereadores e conselheiros representam as demandas da comunidade. “Todo processo novo tem um período de adaptação. Saio satisfeito porque as dúvidas foram sanadas. Hoje temos encaminhamentos. Reconheço que a Semed já garantiu a matrícula de mais 11 mil novos alunos”.
O vereador Silvânio Barbosa também reconheceu o ganho social do processo de matrícula online. “A matrícula se impessoalizou e acabou com as filas. Espero que agora o processo avance ainda mais, mesmo sabendo que não será possível suprir todas as carências e demandas”.
O secretário-adjunto, João Carlos Barbirato reforçou que há uma agenda permanente com a Comissão de Educação. “Estamos sempre à disposição para colaborar com os pedidos da Câmara, por meio da Comissão de Educação”.
Cronograma de atendimentos
Até 16/03/2015 – Alocação manual – atendimento para os alunos que não foram alocados automaticamente – os alunos que fizeram a pré-matrícula e não foram alocados em nenhuma escola. Será feita alocação manual. Atendimento na sede da Semed.
11/03 até 17/03/2015 – atendimento para aqueles que foram alocamos automaticamente mas não compareceram a escola para efetuar a matrícula até o último dia 06/03. Atendimento na sede da Semed.
17/03 a 20/03/2015 – Matrícula dos alunos que conseguiram vaga após a alocação Manual – período onde os responsáveis pelos alunos que foram alocados manualmente, deverão comparecer a escola para efetivar a matrícula, caso o mesmo não compareça a escola nesse período o aluno perde a vaga.
24/03 até 27/03/2015 – atendimento para aqueles que não efetuaram a pré-matrícula on-line –Atendimento na Semed para realizar novo cadastro.
24/03 a 27/03/2015 – atendimento para o pai/responsável que informou o ano de escolarização errado, nesse caso, será necessário realizar novo cadastro. Atendimento na sede da Semed.
30/03 ou 31/03/2015 – Transferência de escola – atendimento para aqueles que foram matriculados numa escola longe da sua residência e que desejam ser transferidos. Atendimento na sede da Semed.
Educação de Jovens e Adultos – todos os alunos que procurarem acesso, mesmo que não tenham efetivado a pré-matrícula, poderão ser alocados até o dia 27/03/2015.
Adriana Thiara Oliveira – Ascom Semed

Nenhum comentário: