terça-feira, 3 de março de 2015

Educação preenche 16 mil vagas e atende a demanda sem filas




A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) iniciou o atendimento presencial aos pais e responsáveis de candidatos que não foram contemplados com a uma vaga para a Rede Municipal. Este atendimento é exclusivo para quem não foi alcançado com uma vaga nas três opções disponibilizadas pelo Sistema de Pré-matrículas.

Foto: Mauro Fabiani
De acordo com João Carlos Barbirato, secretário-adjunto de Educação e coordenador do processo de matrículas online, foram ofertadas 16.127 novas vagas, destas, mais de 70% foram preenchidas com estudantes encaixados automaticamente dentro das três opções de escolas por eles indicadas.

“O processo de pré-matrícula foi muito positivo. Conseguimos atender 70% da demanda de uma única vez e em uma das três escolas escolhidas pos cada pai ou responsável. Neste momento, faremos o atendimento a quem não foi contemplado com uma vaga, para que possamos tentar alocações numa 4º ou 5º opção de escola. Se ficar mais distante da casa do estudante, para estes casos, vamos viabilizar o transporte escolar”, esclareceu Barbirato.
Enquanto as matrículas presenciais seguem até sexta-feira (06) para quem teve a pré-matríula confirmada, na Semed o atendimento e realocação seguem até 12 de março. Serão feitos 300 atendimentos por dia.
A secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, compreende que o momento mostra uma mudança de paradigma. Segundo a gestora da pasta, durante muitos anos as filas nas portas das escolas e a venda de lugar eram um problema para os pais que buscavam uma vaga. Além disso, sem a informatização, a informação de demanda e carências não era precisa.
“Conseguimos impessoalizar o processo de matrícula. Ou seja, aquele que realmente precisa de uma vaga, se candidata e concorre com outro igualmente, sem filas ou preferências. Mas, o mais importante é que com este formato, poderemos estabelecer a política de expansão da rede municipal, começando por onde realmente há necessidade”.
Ana Dayse reforçou ainda que a política de expansão da Rede já começou. “Estamos com 17 creches em andamento, das quais 3 devem ser entregues ainda este semestre. Além disso, temos 5 escolas em reforma e outras 11 devem começar”, reforçou a secretária.
Adriana Thiara Oliveira/ Ascom Semed

Nenhum comentário: