quarta-feira, 11 de março de 2015

Gestores e educadores da Semed participam de oficina



Com o objetivo de otimizar a administração da escola a partir de dados de indicadores de desenvolvimento da educação, a Secretaria Municipal de Educação( Semed) vai realizar, no Hotel Ponta Verde, nesta quinta e na sexta-feira (12 e 13), um workshop com o tema Oficina de Dados Educacionais. O evento conta com parceria da Fundação Lemam, que aposta em estratégias educacionais para melhorar a qualidade do ensino e aprendizado do aluno da rede municipal.
Dentro da programação, o primeiro dia do evento vai reunir toda a parte estratégica da Semed, bem como as lideranças para troca de informações, visando traçar um desenho uniforme acerca das ações conjuntas de cooperação. Este momento ficará por parte do facilitador da Fundação Lemam, Tadeu da Ponte.
Na sexta-feira(12), a oficina é direcionada aos diretores e técnicos. Nesta, a temática é voltada para a plataforma Qedu (fonte de dados sobre educação brasileira), onde a ideia é capacitar o público para compreender melhor informações sobre dados educacionais. Ministrarão esta oficina os facilitadores da Fundação Lemam Ernesto Faria e Leonardo Rosa.
A coordenadora do planejamento da Semed, Leila Moreira, informa que a Fundação Lemam são os criadores do Qedu e se apoia em quatro pilares: inovação, gestão, políticas educacionais e talentos. Segundo ela, a Fundação Lemam dispõe de vários programas em nível de gestão escolar que contribui para melhoria da qualidade do aprendizado do aluno.
“Hoje temos o Pnud trabalhando muito no aspecto pedagógico, onde estamos estruturando as matrizes curriculares. Entretanto, precisamos saber agora como gerir todos essas informações que estamos buscando para as escolas. Não basta organizar a rede apenas no âmbito pedagógico, é preciso as escolas saberem gerir”, afirmou a coordenadora.
Leila explica que esse workshop vai ajudar a padronizar os dados educacionais da rede, porque os líderes, técnicos e gestores, a partir desta oficina, passarão a saber administrar dados de referências educacionais e como usá-los com eficiência. “O site Qedu traz indicadores de todas as escolas e podemos acompanhar informações importantes sobre o Ideb, o que facilita na gestão escolar. Nesse sentido, o professor saberá identificar qual ponto deve ser trabalhado para ajudar o aluno a conseguir um melhor desempenho no Ideb, esse é o objetivo – melhorar nossos indicadores”, argumenta.

Janaina Farias/ Ascom Semed

Nenhum comentário: