sexta-feira, 20 de março de 2015

Semed promove encontro sobre rede de proteção à infância



A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Centro de Atenção Integrada à Criança e o Adolescente (Caica), promove, na próxima segunda (23), o I Encontro sobre Rede de proteção à criança e ao adolescente. O evento acontece no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esmal), situada à Rua Cônego Machado, 1061, no Farol.

“Vamos discutir a efetivação de direitos, assegurando, assim, dignidade e proteção integral ao desenvolvimento de crianças e do adolescente”, é o que garante a coordenadora do Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente, Ticiane Bentes. Ainda segundo ela, a Rede é formada por todos os órgãos e serviços governamentais e não-governamentais que atuam na ampliação e aperfeiçoamento da qualidade dos direitos legalmente previstos, o que é feito por meio da formulação e execução de políticas públicas.

Durante o evento serão disponibilizados vários exemplares atualizados do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para todas as escolas da rede. Quem vai abordar as alterações do Estatuto é o coordenador geral de promoção dos direitos da criança e do adolescente, Valdomiro Pontes Jardim. O Estatuto estabeleceu nova concepção, organização e gestão das políticas de atenção a este segmento da sociedade, dando origem a um verdadeiro sistema de garantia de direitos.

Entre os temas serão debatidos estão: Construindo a cidadania de crianças e adolescentes e o papel do conselheiro tutelar, com Edmilson de Souza, presidente do Fórum Estadual dos Conselheiros Tutelares dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alagoas; Articulação entre Rede de proteção; Desatando os nós da burocracia na proteção integral à criança e ao adolescente, com o juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude da capital, Ney Costa Alcântara de Oliveira.

João de Oliveira Filho/ Ascom Semed

Nenhum comentário: