quarta-feira, 11 de março de 2015

Prefeito vistoria reforma de escola no Salvador Lyra


Vistoria na Escola Doutor José Haroldo da Costa. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió


Os alunos da Escola Municipal Doutor José Haroldo da Costa, no Salvador Lyra, receberão a unidade completamente reformada nos próximos meses, com salas e estrutura adequadas de acordo com os padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Orçadas em cerca de R$ 3 milhões, as obras que estão em andamento na escola foram vistoriadas nesta terça-feira (10) pelo prefeito Rui Palmeira, que esteve no local acompanhado do vice-prefeito Marcelo Palmeira, da titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ana Dayse Dórea, e do vereador Chico Filho.
Construída há mais de 30 anos, a José Haroldo da Costa está entre as cinco maiores unidades da capital que estão sendo contempladas pela série de obras iniciadas pela Prefeitura de Maceió para reestruturar a rede de ensino público da capital. Segundo ressaltou Rui Palmeira, a escola no Salvador Lyra concentra grande demanda na região, mas estava com a estrutura defasada e nunca havia serviços deste porte. Durante a vistoria, o prefeito ainda destacou que todas as obras estão sendo custeadas com recursos do próprio município.
“Esta escola é uma das maiores de Maceió e há anos funcionava com uma estrutura precária, já que nunca havia recebido serviços semelhantes aos que estamos realizando nas unidades beneficiadas pela Prefeitura, por meio da Semed. Estamos equipando toda a rede municipal para levar ainda mais melhorias aos estudantes e aos profissionais. Nosso maior objetivo é, entre estas melhorias, elevar o nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), requalificar o ensino público e ampliar as vagas nas unidades”, afirmou Rui.

Vistoria na Escola Doutor José Haroldo da Costa. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió


O vice-prefeito também chamou atenção para as melhorias que serão geradas após a conclusão das obras, destacando sobretudo que as escolas municipais estarão dotadas de estrutura de qualidade para o ensino público de Maceió. Sobre o andamento dos serviços, Marcelo Palmeira ressaltou a importância dos gestores acompanharem o cronograma de perto. “As vistorias são necessárias, visto que são nesses momentos em que constamos a celeridade e podemos acompanhar as obras de perto”, comentou.
Para Ana Dayse Dórea, a reestruturação das escolas municipais representa, além das melhorias aos estudantes e profissionais, a ampliação de vagas. Durante a vistoria, a titular da Semed ainda reconheceu o esforço dos diretores das unidades durante o período de obras. “Os profissionais têm se dedicado bastante e, graças a este grande empenho, as aulas não foram prejudicadas e o ano letivo pode ser concluído”, disse a gestora.


Vistoria na Escola Doutor José Haroldo da Costa. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Atendendo diariamente 1.200 alunos em dois turnos, a José Haroldo da Costa está sendo contemplada com a recuperação estrutural, hidráulica, sanitária, elétrica e de prevenção de incêndio. Mesmo ainda em andamento, os serviços já são comemorados pela comunidade. Para a diretora-geral da escola, Vera Lúcia Guedes, a reforma era muito aguardada, visto que a estrutura estava aquém do ideal. “Estamos muito felizes e agora temos a certeza de que, com a conclusão das obras, poderemos ofertar uma Educação de mais qualidade aos nossos alunos”, disse a diretora.
A obra está sob a responsabilidade da construtora HR Calheiros Companhia LTDA. De acordo com o engenheiro Hemetério Calheiros, a reforma da escola permitirá aumentar a quantidade de salas aula, de 16 para 21, além de biblioteca, espaço de música, laboratórios, biblioteca e quadra esportiva. “Da antiga estrutura, aproveitamos apenas a base. O restante está sendo reconstruído e trocaremos toda a esquadria, piso, revestimento, portas e janelas. Será uma nova escola”, explicou.
Lucas Alcântara (estagiário) e Fernanda Calheiros/ Secom Maceió

Nenhum comentário: