quarta-feira, 13 de maio de 2015

Comitê de Combate à Dengue e Semed firmam parceria


Membros do Comitê Municipal de Mobilização Integrada para o Controle da Dengue e Riscos Ambientais se reuniram, na manhã desta quarta-feira (13), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para a apresentação do projeto “Escola Alerta! Não tem dengo com dengue”, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).  A inciativa objetiva desenvolver ações integradas entre os vários órgãos municipais para combate e prevenção da doença.

O projeto traz a proposta de intervenção nas escolas da Rede Municipal de Maceió através de ações pedagógicas com a comunidade escolar no que diz respeito ao combate à dengue e promoção da saúde ambiental, identificando os focos do mosquito nas escolas e entorno, mobilizando a comunidade escolar e as famílias e reconhecendo hábitos diários de prevenção. São parceiros da iniciativa, a SMS e A Superintendência de Limpeza Urbana (Slum).
De acordo com Daniele Mesquita, representante do departamento de Programas e Projetos Especiais da Semed, o projeto é piloto e contempla até o momento 12 escolas da Rede Municipal, podendo ser expandido em breve. “As 12 escolas foram escolhidas a partir da análise dos bairros onde há maior risco de proliferação da dengue. Nossa proposta é trabalhar duas por mês, uma a cada 15 dias até novembro, onde ocorre a culminância do projeto, que existe desde abril deste ano”, afirmou.
“Com os alunos das escolas municipais serão desenvolvidas atividades interdisciplinares sobre a dengue, trabalhando o tema através de textos, construção de tabelas, análise de gráficos, agregando valor às aulas e as atividades que eles já desenvolvem no seu dia a dia escolar”, explicou Daniele.
O projeto “Escola Alerta” conta com cinco fases, que são desenvolvidas em cada uma das escolas participantes. São elas: elaboração e articulação de ações, encontro com diretores e coordenadores pedagógicos das escolas, desenvolvimento de ações educativas com as áreas multidisciplinares, Dia da “Escola Alerta” com o desenvolvimento de ações junto aos parceiros e culminância do projeto com a socialização dos produtos desenvolvidos pelos alunos.
Nesse primeiro momento, serão contempladas as Escolas Orlando Araújo, Deraldo Campos, Higino Belo, José Carneiro, Manoel Coelho, Brandão Lima, Dom Miguel, Marcos Soriano, Anne Lyra, Frei Damião, Aurélio Buarque e Tobias Granja.
O Comitê Municipal de Mobilização Integrada para o Controle da Dengue e Riscos Ambientais da SMS também dará sua contribuição para a realização do projeto com atividades e palestras com a Gerência Técnica de Enteroparasitoses e Grupo Técnico da Dengue.
Ana Cecília da Silva/ Ascom SMS

Nenhum comentário: