terça-feira, 26 de maio de 2015

Professores concluem curso para atuar em bibliotecas da Semed



Os professores em readaptaçaõ na rede municipal de ensino da capital participaram da solenidade de conclusão do curso voltado à preparação desses professores para a coordenação de bibliotecas. Realizado no Auditório Paulo Freire, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o encerramento do curso contou com a presença da secretária de Educação, Ana Dayse Dorea.
Os professores assistiram à palestra A Importância da Leitura para o Desenvolvimento da Cidadania”, proferida pelo professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Elias Barbosa.

A secretária Ana Dayse explicou que, somente no ano passado, quase a metade dos professores da Semed pediu licença para tratamento de saúde. “Foram 1.399 professores que se afastaram do trabalho no ano passado e, destes, 407 precisaram de readaptação, que é uma fase difícil, muitas vezes”, ponderou Ana Dayse.
Ela afirmou que diante da situação, muitos professores se sentem preteridos em suas funções. “Assumir as funções nas nossas bibliotecas é renovador. Tenham a certeza de que muitos alunos nunca os esquecerão”, comentou.
A secretária disse sentir-se incomodada, quando visita escolas da rede de ensino da capital e encontra livros encaixotados. “Contar histórias para uma criança é uma arte e essa oportunidade vocês terão a partir de agora. Uma arte que contribui para o aluno aprender a ler e compreender o que está sendo lido. Isso é magnífico”, acrescentou a secretária.
A diretora de Gerenciamento Escolar da Semed, Maria José Bezerra, também destacou a importância do curso para os professores e a enorme contribuição que podem oferecer aos alunos da rede municipal de ensino. “Na verdade, os grandes contemplados com esse curso são os estudantes, as crianças das escolas da Semed”, considerou.
A coordenadora da rede de bibliotecas da secretaria, Cristina Rezende, disse que os contadores de história receberão uma imensa contribuição com os novos integrantes, que devem assumir as funções nas escolas municipais de Maceió.
Delane Barros/ Ascom Semed

Nenhum comentário: