segunda-feira, 25 de maio de 2015

Diversidade de gênero: coordenadores e assistentes sociais participam de formação



A diversidade sexual e de gênero abordada em obra cinematográfica foi o tema de formação continuada, que reuniu coordenadores e assistentes sociais das escolas municipais, no Centro Cultural Arte Pajuçara. O objetivo foi trazer o tema para reflexão e discutir sobre os melhores instrumentos de trabalhos nas unidades com a finalidade de entender e lidar com o comportamento sexual infantil.
Para aprofundar o tema, o filme exibido foi “ Minha vida em cor de rosa”, de Alain Berliner, que aborda questões como a sexualidade, a diversidade de gênero, relações familiares com a sociedade e preconceito. Segundo a técnica do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Dina Ávila  o filme foi escolhido para despertar, orientar e instrumentalizar os educadores e toda a comunidade escolar sobre um tema tão pouco explorado que é o desenvolvimento sexual infantil.
“Esse também foi um momento onde eles se depararam com relatos de fatos presentes em escolas que não são discutidos diariamente”, destacou Dina. Ainda de acordo com a técnica, após a exibição do filme todos receberam um documento elaborado pelo Departamento, que será utilizado como um suporte de aplicação na escolar. Esse documento servirá como modelo de instrumento de intervenção que norteará os educadores sobre o papel de cada um na comunidade escolar sobre orientação de sexualidade e de gênero.
Janaina Farias/ Ascom Semed


Nenhum comentário: