quarta-feira, 6 de maio de 2015

Reforma da Maria José Carrascosa segue em ritmo avançado



Considerada uma das maiores e mais tradicionais de Maceió, a Escola Municipal Maria José Carrascosa, no Poço, está sendo completamente revitalizada e ampliada após mais de 20 anos sem receber melhorias na estrutura. As obras na unidade seguem em ritmo avançado e foram vistoriadas, nesta quarta-feira (06), pelo prefeito em exercício, Marcelo Palmeira, que esteve no local acompanhado do secretário-adjunto da Educação de Maceió, João Carlos Barbirato, e de representantes da Construtora HR Calheiros, responsável pelos serviços.

Prefeito em exercício Marcelo Palmeira visita obras de reforma da Escola Maria José Carrascosa. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Durante a vistoria, Palmeira destacou as melhorias que serão geradas a partir da entrega das obras na Carrascosa e nas outras unidades contempladas pela revitalização iniciada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Ao todo, são 14 obras de reformas, sendo cinco em andamento, duas com ordens de serviço já assinadas e outras sete recém-pactuadas com contratos publicados no Diário Oficial do Município, somando um investimento de cerca de R$ 34 milhões em recursos próprios.
“Estamos reestruturando a Rede Municipal de Ensino com obras que vão bem além de uma reforma. A partir da entrega desses serviços, será possível trazer novas melhorias à qualidade de ensino, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de proporcionar um local de trabalho adequado aos servidores. A Carrascosa é uma escola histórica, que tem grande importância no bairro. Essa reforma era necessária, já que a unidade estava há mais de 20 anos sem receber nenhum reparo”, disse Palmeira.
Sobre a obra, o prefeito em exercício explicou que os recursos investidos são próprios do Município e o aporte financeiro é de cerca de R$ 3 milhões. Em relação ao andamento, mais de 50% dos serviços já estão concluídos, conforme o planejamento, e a previsão de entrega é para o mês de outubro.
 Obras de reforma da Escola Maria José Carrascosa. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Barbirato acompanhou a vistoria e destacou que, entre as modificações, a Escola está recebendo adaptações na infraestrutura. “A Prefeitura, por meio da Semed, não está somente reformando. Estamos implantando um novo padrão de qualidade de acordo com o que é exigido pelo Ministério da Educação. Esta escola está sendo completamente adaptada para a acessibilidade, com a construção de rampas e toda a estrutura necessária para receber as pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção”, afirmou o gestor.
O secretário-adjunto explicou ainda que, apesar das obras, os alunos da unidade não tiveram o ano letivo prejudicado. As aulas foram transferidas para a Escola Estadual Mota Trigueiros, na Jatiúca, cujo espaço foi cedido pela Secretaria de Estado da Educação, após parceria firmada com o município até que as os serviços sejam concluídos. A reforma também contempla a ampliação da estrutura para levar novos equipamentos de ensino aos estudantes.
Prefeito em exercício Marcelo Palmeira visita obras de reforma da Escola Maria José Carrascosa. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
De acordo com o engenheiro Hemetério Calheiros, da Construtora HR Calheiros, a unidade está recebendo estrutura para biblioteca, refeitório, laboratório de informática e anfiteatro. Em relação aos reparos, ele explicou que toda a rede hidráulica e elétrica foram trocadas, as salas estão recebendo revestimento e forro PVC, além da revitalização do ginásio poliesportivo e dos banheiros.
“Esta escola está sendo reformada e ampliada. É um grande serviço que, após a conclusão, resultará em praticamente uma nova unidade”, comentou Calheiros, responsável pelas obras.
Fernanda Calheiros e Lucas Alcântara (estagiário)/Secom Maceió

Nenhum comentário: