quinta-feira, 14 de maio de 2015

Escolas municipais terão projeto de combate à dengue




As escolas da rede municipal de ensino da capital entram no combate à dengue esta semana. Na próxima sexta-feira (15) será lançado o projeto “Escola Alerta! Não tem dengo com a Dengue!”, a partir das 8h30, no auditório Paulo Freire, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Inicialmente, 12 escolas serão envolvidas nesta iniciativa.
A diretora do departamento de Programas Especiais da Semed, Virgínia Ferreira, explica que todas as escolas municipais serão envolvidas nesse trabalho, devido a sua imensa importância. “O projeto abrange a todas as 135 escolas municipais. Entretanto, inicialmente, estas 12 receberão a intervenção do departamento e as demais serão instruídas e receberão o material para, com o apoio dos parceiros, desenvolverem projeto”, explica ela.
O projeto tem como objetivo desenvolver ações educativas na comunidade escolar para o combate, prevenção a dengue e promoção da saúde ambiental para os alunos da rede municipal de educação. Dividido em cinco fases, as quais compreendem ações específicas sobre a temática, o projeto deverá contar com a participação dos alunos, profissionais de educação, serviço social e saúde, cujo intuito é unir forças para a promoção de saúde e combate a dengue.
Serão realizados estudos sobre a temática, palestras e debate entre alunos, comunidades de pais e outros órgãos afins, promovido por agentes e profissionais de saúde. Para ação educativa em sala de aula, serão desenvolvidas atividades nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Arte.
Também deve contemplar atividades extracurriculares nas áreas de teatro, dança e música. A realização de palestras por agentes de saúde e exposição de materiais também fazem parte do projeto, pois os alunos poderão criar a partir desses momentos maquetes, cartazes, painéis, paródias, peças teatrais e apresentações artísticas, dentre outras formas de expor suas descobertas e contribuições para a erradicação da dengue em sua comunidade contribuindo com a política de educação, validando a função social da escola e tornar notório o resultado advindo da educação ambiental com foco na promoção da saúde para o bem-estar de todos.
Nesse primeiro momento, serão contempladas as escolas Orlando Araújo, Deraldo Campos, Higino Belo, José Carneiro, Manoel Coelho, Brandão Lima, Dom Miguel, Marcos Soriano, Anne Lyra, Frei Damião, Aurélio Buarque e Tobias Granja.
As ações de combate à dengue representam grande preocupação, tanto para a população, quanto para os governos, daí a necessidade do envolvimento de todos para um trabalho incessante de conscientização, a fim de evitar os focos de proliferação das larvas que dão origem ao mosquito causador da doença.
Os sintomas da dengue incluem febre alta e mal-estar geral, que surgem cerca de três dias após a picada do mosquito. Conhecer a evolução da doença é importante para não confundir a dengue com outras, como gripe, resfriado, malária ou meningite, por exemplo. Em caso de suspeita de dengue deve-se beber bastante líquido e procurar orientação médica.
Delane Barros | Ascom Semed


Nenhum comentário: