quarta-feira, 6 de maio de 2015

Prefeitura autoriza reforma de mais sete escolas de Maceió




Mais sete escolas municipais serão reformadas em Maceió. As súmulas de contrato foram publicadas na edição de segunda-feira (4) do Diário Oficial do Município, e trazem a lista das sete escolas que serão beneficiadas com as intervenções estruturais.
As obras serão executadas com investimento de R$ 10.767.256,30 em recursos próprios da Prefeitura e beneficiarão as escolas municipais Kátia Pimentel, Arnon de Mello e Lenilton Alves, no bairro do Jacintinho; Pompeu Sarmento, no Barro Duro; Edécio Lopes, no Pinheiro; Dr. Orlando Araújo, na Ponta Verde, e Silvestre Péricles, no Pontal da Barra.
A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) trabalha com 14 obras de reformas, sendo cinco em andamento, duas com ordem de serviço assinada e essas sete, recém-pactuadas, somando o investimento de cerca de R$ 34 milhões em recursos próprios.
Segundo a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, estão planejadas reformas em 48 escolas municipais. “Maceió hoje possui 135 unidades escolares. Destas, programamos obras de reformas em mais de 1/3 da rede, pois encontramos os prédios com a infraestrutura comprometida”, relembrou Ana Dayse.
Obras em andamento
A secretária Ana Dayse atualizou o andamento das obras em execução, que são desenvolvidas de forma a não prejudicar as aulas e estão sendo executados dentro do cronograma estabelecido. “As reformas caminham dentro dos prazos estabelecidos, mesmo com algumas escolas mantendo as aulas. Não há prédio suficiente para promover transferências, e as obras devem ocorrer paralelamente às atividades escolares”, explica a secretária.
Mesmo mantendo o cronograma pré-estabelecido, Ana Dayse admite problemas pontuais. “É verdade que algumas apresentam problemas, a exemplo da Haroldo da Costa, na qual a construtora perdeu prazo e houve aluguel do Sagrado Coração de Jesus, para recebimento dos alunos”, explica.  Neste caso, ficou acertado com o proprietário do imóvel que o município irá assumir o controle do prédio, até a finalização do processo burocrático, o que garante para breve o início das aulas. No último dia 17 de abril, foram assinadas as ordens de serviço das escolas Zumbi dos Palmares e Corintho da Paz.
Para que esta etapa do trabalho de recuperação seja feito, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) transferiu os alunos da Corintho para outra unidade do município. A escola Gastone Beltrão foi a escolhida para receber os estudantes. “Essa foi uma maneira encontrada para atender a comunidade do Jardim Royal, onde reside boa parte dos alunos”, informa a secretária Ana Dayse Dorea.
As escolas Jayme de Altavila e Rui Plameira estão com as reformas praticamente concluídas. A Maria José Carrascosa está na metade dos trabalhos. Além disso, Nosso Lar I e Aroldo da Costa estão com aproximadamente 30% das obras executadas.
Adriana Thiara Oliveira e Delane Barros/ Ascom Semed

Nenhum comentário: