segunda-feira, 11 de maio de 2015

Consultora do MEC/Pnud apresenta convênio na Semed



O Auditório Paulo Freire, na Secretaria Municipal de Educação (Semed), ficou lotado na manhã desta segunda-feira (11), com gestores da Rede Municipal de ensino da capital, para acompanhar a apresentação do plano de trabalho referente ao convênio firmado entre a Secretaria, junto ao Ministério da Educação (MEC) e Programa das Nações Unidas para a Educação e o Desenvolvimento (Pnud). Os detalhes do plano de trabalho foram apresentados pela consultora do MEC/Pnud, Rita Ippolito. Ela enalteceu a importância da formação continuada como meio para garantir a qualidade do ensino da capital.
O plano de trabalho tem como meta fazer as adequações das ações do convênio junto às escolas. Para que isso se torne realidade, existem seis eixos a serem trabalhados. Na relação estão o fortalecimento da gestão escolar, a permanente formação para professores e servidores, identificação das boas práticas de gestão e pedagógica, criação de um sistema de informação com dados escolares, avaliativos e de indicadores sociais, identificação de parcerias para alinhar esforços e prospectar novas parcerias e apoio a iniciativas estratégicas, voltadas às boas práticas, a exemplo do combate ao analfabetismo, estudo de oferta e demanda de vagas.
De acordo com Rita Ippolito, a formação continuada para professores e servidores administrativos é fundamental para o fortalecimento do elo escolas e Semed. “Estamos no momento de construir nas escolas a prática curricular para a melhoria da Educação em Maceió. Não estamos em uma situação ideal, porque ainda há muito a ser feito para o bem-estar da criança, que passa pela aprendizagem”, avaliou.
A consultora do MEC/Pnud ressaltou, ainda, que o combate à evasão exige de diretores atenção para os motivos que estão levando ao problema. “Para isso, é necessário entusiasmo para a formação”, concluiu Rita.
Delane Barros/ Ascom Semed

Nenhum comentário: