terça-feira, 26 de maio de 2015

Professores concluem curso para atuar em bibliotecas da Semed



Os professores em readaptaçaõ na rede municipal de ensino da capital participaram da solenidade de conclusão do curso voltado à preparação desses professores para a coordenação de bibliotecas. Realizado no Auditório Paulo Freire, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o encerramento do curso contou com a presença da secretária de Educação, Ana Dayse Dorea.
Os professores assistiram à palestra A Importância da Leitura para o Desenvolvimento da Cidadania”, proferida pelo professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Elias Barbosa.

A secretária Ana Dayse explicou que, somente no ano passado, quase a metade dos professores da Semed pediu licença para tratamento de saúde. “Foram 1.399 professores que se afastaram do trabalho no ano passado e, destes, 407 precisaram de readaptação, que é uma fase difícil, muitas vezes”, ponderou Ana Dayse.
Ela afirmou que diante da situação, muitos professores se sentem preteridos em suas funções. “Assumir as funções nas nossas bibliotecas é renovador. Tenham a certeza de que muitos alunos nunca os esquecerão”, comentou.
A secretária disse sentir-se incomodada, quando visita escolas da rede de ensino da capital e encontra livros encaixotados. “Contar histórias para uma criança é uma arte e essa oportunidade vocês terão a partir de agora. Uma arte que contribui para o aluno aprender a ler e compreender o que está sendo lido. Isso é magnífico”, acrescentou a secretária.
A diretora de Gerenciamento Escolar da Semed, Maria José Bezerra, também destacou a importância do curso para os professores e a enorme contribuição que podem oferecer aos alunos da rede municipal de ensino. “Na verdade, os grandes contemplados com esse curso são os estudantes, as crianças das escolas da Semed”, considerou.
A coordenadora da rede de bibliotecas da secretaria, Cristina Rezende, disse que os contadores de história receberão uma imensa contribuição com os novos integrantes, que devem assumir as funções nas escolas municipais de Maceió.
Delane Barros/ Ascom Semed

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Novos professores da Rede Municipal participam de formação



A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na manhã desta segunda-feira (25), um momento de acolhimento que marca a abertura do encontro de formação oferecido aos 71 professores temporários aprovados no processo seletivo simplificado. Entre os dias 25 a 29, os novos professores passarão por essa atividade, para que conheçam a estrutura da Semed e outras informações importantes.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Recursos Humanos (RH) da Semed, Isabel Sena, participam da formação professores das áreas de Arte, Ciências, Geografia, Educação Física, História, Espanhol, Inglês, Matemática, Teatro, Professor do 1º ao 5º ano e de Educação Infantil. “A formação que começa hoje se estende até o dia 29, quando os contratos de trabalho serão assinados”, informou.

A secretária municipal de educação, Ana Dayse Dorea, reafirmou a relevância do momento e seu significado para toda a rede municipal: recepcionar e realizar a formação inicial dos profissionais que vão suprir, provisoriamente, a carência de professores da rede até que se possa viabilizar a realização do concurso público. “As escolas da rede aguardam, ansiosas, por vocês”, garantiu.
Segundo Ana Dayse, para ser um bom profissional em qualquer área, além dos atributos intelectuais e da motivação, é necessária uma grande dose de amor pela profissão, principalmente na carreira docente. “As dificuldades são grandes e, para enfrentá-las, as 135 escolas e os mais de 55 mil estudantes da rede necessitam com urgência de profissionais capacitados e comprometidos com a educação”, afirmou.
João Carlos Cordeiro Barbirato, secretário adjunto da Semed, apresentou o organograma da secretaria e as equipes administrativa e pedagógica. “A Secretaria e sua estrutura darão todo o suporte para que vocês possam atuar da melhor maneira. Nossa atividade aqui é meio, ela é toda desenvolvida para garantir o bom andamento do trabalho de vocês, que é a atividade fim da rede municipal de educação”, esclareceu.
Os professores temporários assinarão contratos com duração de um ano, com possibilidade de renovação. A formação acontece no auditório do Centro de Formação Paulo Freire, na Semed, das 8h às 12h.
Adriana Cirqueira/ Ascom Semed

Diversidade de gênero: coordenadores e assistentes sociais participam de formação



A diversidade sexual e de gênero abordada em obra cinematográfica foi o tema de formação continuada, que reuniu coordenadores e assistentes sociais das escolas municipais, no Centro Cultural Arte Pajuçara. O objetivo foi trazer o tema para reflexão e discutir sobre os melhores instrumentos de trabalhos nas unidades com a finalidade de entender e lidar com o comportamento sexual infantil.
Para aprofundar o tema, o filme exibido foi “ Minha vida em cor de rosa”, de Alain Berliner, que aborda questões como a sexualidade, a diversidade de gênero, relações familiares com a sociedade e preconceito. Segundo a técnica do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Dina Ávila  o filme foi escolhido para despertar, orientar e instrumentalizar os educadores e toda a comunidade escolar sobre um tema tão pouco explorado que é o desenvolvimento sexual infantil.
“Esse também foi um momento onde eles se depararam com relatos de fatos presentes em escolas que não são discutidos diariamente”, destacou Dina. Ainda de acordo com a técnica, após a exibição do filme todos receberam um documento elaborado pelo Departamento, que será utilizado como um suporte de aplicação na escolar. Esse documento servirá como modelo de instrumento de intervenção que norteará os educadores sobre o papel de cada um na comunidade escolar sobre orientação de sexualidade e de gênero.
Janaina Farias/ Ascom Semed


sexta-feira, 22 de maio de 2015

Maceió participa de projeto para educação física inclusiva




A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), com o apoio da Associação Pestalozzi, está participando do projeto Portas Abertas para a Inclusão – Esporte para todos. Ao lado de Belém e São Luís, Maceió começou a participar da segunda edição do projeto. Os 15 municípios participantes são integrantes da Plataforma de Centros Urbanos do UNICEF.
O projeto é uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes, da Fundação Futebol Clube Barcelona (FCB) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que tem como objetivo apoiar a comunidade escolar na garantia do acesso e de melhores condições de aprendizagem aos estudantes com deficiência nas escolas regulares.
A formação atinge além dos professores de educação física, professores da sala de atendimento educacional especializado (AEE), diretores e assistentes sociais da rede municipal, técnicos da Semed e da Pestalozzi. Paralelo às aulas, os profissionais estão traçando um diagnóstico de seus locais de trabalho para a elaboração de um projeto sobre práticas sobre educação física inclusiva específico para cada realidade.
O curso que teve início em março e segue até julho, acontece às quartas-feiras, a partir das 14 horas, no auditório da Pestalozzi. Segundo a técnica da Semed e facilitadora local do projeto, Claudia Rejane Cavalcante Lima, o curso foi dividido em 16 aulas apresentadas, simultaneamente, nas 15 capitais participantes do projeto. “No primeiro momento desenvolvemos dinâmicas e contextualização local e depois acessamos o link ao vivo”, explicou a facilitadora.
Claudia salientou que os participantes estão empolgados com o projeto e estão trabalhando nos diagnósticos e na confecção dos sete projetos que serão aplicados nas escolas Rui Palmeira, Pedro Suruagy, Monsenhor Antonio Barbosa, Teresa de Jesus, Brandão Lima, na Semed e na Pestalozzi. “Em novembro, Maceió receberá uma visita dos técnicos do Instituto Rodrigo Mendes com o intuito de verificar como está aplicação dos conteúdos apresentados e de que forma os projetos estão sendo executados”, informou Claudia.
Educação Física Inclusiva
Professora de educação física da rede municipal há 17 anos, Tereza Mendes Ferreira Filha, considera que o programa é muito bom e a expectativa para sua aplicação é a melhor possível. De acordo com a professora, que atua na Escola Tereza de Jesus, as crianças com necessidades especiais, que antes eram escondidas pelas famílias, passaram a interagir socialmente e estão muito mais expostas.
Segundo a professora essa é uma ideia excelente que está oportunizando enriquecimento teórico e descortinando possibilidades para um trabalho diferenciado. “Agora precisamos adequar a nossa realidade, pois as condições e os espaços apresentados são bem diferentes dos nossos”, analisa Maria Teresa, que já trabalha nas turmas regulares com alunos autistas, com síndrome de Down e deficit de aprendizagem.
Roberta Silva Costa Xavier, assistente social da mesma unidade de ensino afirmou que o treinamento precisa ser estendido aos demais componentes da escola. “O nosso projeto será construído com este objetivo: um projeto pedagógico que envolva e capacite todos os profissionais para que a escola como um todo seja inclusiva”, conclui Roberta.
Adriana Cirqueira – Ascom Semed

terça-feira, 19 de maio de 2015

Prefeito Rui Palmeira visita nova estrutura de escola no Prado



Os mais de 200 alunos da Escola Municipal Tereza de Jesus voltaram a assistir aulas em um ambiente melhor, completamente reestruturado. A unidade, situada no bairro do Prado, passou por reformas e, nesta terça-feira (19), o resultado das obras foi vistoriado pelo prefeito Rui Palmeira e pela titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ana Dayse Dórea.

Rui Palmeira vistoria Escola Municipal Tereza de Jesus no Prado.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió


Os serviços realizados na Tereza de Jesus fazem parte do pacote de obras iniciado pela Prefeitura para reestruturar a rede pública de ensino de Maceió. Na unidade, que atende estudantes do 1º ao 5º ano, foram investidos cerca de R$ 184 mil em recursos próprios do município que custearam a pintura em todo o prédio, revitalização completa da instalação elétrica e revisão da parte hidráulica.

Durante a vistoria, o prefeito lembrou as outras reformas que estão em andamento e comentou os benefícios dos serviços realizados na escola do Prado. “Há muitos anos, a Tereza de Jesus não passava por reforma e isto era necessário para proporcionar uma melhoria na qualidade do ensino. Esta é uma das 15 unidades que estão sendo contempladas, algumas com obras já bem avançadas”, afirmou Rui.
Rui Palmeira vistoria Escola Municipal Tereza de Jesus no Prado.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Ainda sobre os investimentos, o prefeito destacou que o pacote de obras prevê a disponibilização, ao todo, de cerca de R$ 50 milhões nas 48 unidades que deverão receber os serviços. Deste total, quase R$ 20 milhões foram direcionados a 15 obras que já tiveram o orçamento das obras liberado por meio dos contratos publicados no Diário Oficial do Município.
Rui também afirmou que a Prefeitura deverá inaugurar, ainda neste semestre, cinco creches. “Essas unidades serão bem estruturadas e vão beneficiar as crianças e mães que necessitam dessa assistência”, completou o prefeito.
Padrão de qualidade
Para a secretária Ana Dayse, as obras na Educação têm gerado um novo momento na Rede Municipal. “Os serviços realizados implantaram um padrão de qualidade estrutural preconizado pelo Ministério da Educação. Além de reformas grandes, também temos trabalhado em outras unidades. Já concluímos intervenções em 21 escolas que careciam de reparos menores”, destacou a gestora.
Rui Palmeira vistoria Escola Municipal Tereza de Jesus no Prado.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
O vereador Guilherme Soares, presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, acompanhou a vistoria e, na ocasião, destacou que um ambiente limpo, asseado e com estrutura adequada favorece o desenvolvimento das crianças como cidadãos. “Educação de qualidade é cidadania de verdade. Essas reformas realizadas pelo Prefeito Rui Palmeira com recursos próprios é algo nunca visto em Maceió”, comentou o parlamentar.
Além da parte estrutural, a Tereza de Jesus está com uma nova mobília e os estudantes receberam kits de fardamentos completos, com uniforme para atividades físicas, camisa, calça e tênis. Ao lado do prefeito Rui Palmeira e da secretária Ana Dayse, a diretora da unidade, professora Andréa Pimentel, fez um comparativo após a realização dos serviços.
“Era uma escola com salas antigas e bancas desgastadas, as crianças não tinham fardamento. A Secretaria viabilizou e otimizou a reforma, que contemplou a reconstrução do teto, pintura, a nova rede hidráulica e a nova rede elétrica que permitiu ativar o laboratório de informática. Com essa roupagem nova, os professores ficaram mais otimistas, as crianças estão mais felizes”, comentou a diretora.
A pequena Vitória do Carmo, de 10 anos, aluna do 3º ano, representou os demais estudantes e agradeceu. “Obrigada pela escola nova e pela farda. Que o senhor continue cuidando bem da educação de Maceió”, disse se dirigindo ao prefeito.
Fernanda Calheiros e Lucas Alcântara (estagiário) / Secom Maceió

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Prefeito e secretária visitam escola reformada no Prado




O prefeito Rui Palmeira vistoria, nesta terça-feira (19), às 9h, as instalações da Escola Municipal Tereza de Jesus, no Prado. A unidade de ensino foi totalmente reformada, como parte do pacote de ações da Prefeitura de Maceió para requalificar a Rede Municipal de Ensino. A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, vai acompanhar o líder do Executivo durante a visita.


Na escola, foram executados serviços de pintura em todo o prédio, instalação elétrica completa e revisão da parte hidráulica. A unidade atende 278 alunos, de 6 a 13 anos, do 1º ao 5º ano. A requalificação, que foi orçada em cerca de 184 mil, já melhorou as condições de ensino para alunos e servidores.
De acordo com a secretária Ana Dayse, outras 21 escolas já passaram por intervenções, além das 14 unidades que estão em reforma. “Nosso objetivo é reformar, ao todo, 48 escolas da Rede, para que possamos oferecer ambiente mais qualificados e com padrões mínimos estruturais, como preconiza o Programa Viva Escola”, destacou.
Adriana Thiara Oliveira/ Ascom Semed - Fotos - Thais Lins/ Ascom Semed

Aprovados em processo seletivo devem comparecer à Semed




Os 71 professores aprovados no processo seletivo simplificado, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), têm até a próxima sexta-feira (22) para apresentar a documentação pessoal, com vistas a garantir a contratação. A convocação, publicada no Diário Oficial do Município na semana passada, atende o que determina o edital do concurso. Os aprovados devem comparecer ao departamento de Recursos Humanos da Semed, no período das 8h às 12h, na sede da secretaria, no bairro da Cambona.

O prazo é improrrogável, conforme garantia da coordenadora do departamento, Isabel Sena. Encerrado o período para apresentação dos documentos, os aprovados terão uma formação na semana seguinte. Entre os dias 25 a 29, os novos professores passarão por essa atividade, para que conheçam a estrutura da Secretaria e o organograma.
“No encerramento da formação, serão assinados os contratos dos funcionários, na presença da secretária Ana Dayse”, informa Isabel.
A formação dos aprovados no processo seletivo simplificado será feita no auditório da Semed, das 8h às 12h.

Delane Barros/ Ascom Semed

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Secretaria de Educação apoia Rede de Proteção à Criança


Nesta quinta-feira (14), diretores, vice-diretores, assistentes sociais, professores e técnicos das áreas de Saúde, Assistência Social, conselheiros tutelares e representantes dos poderes estaduais e municipais estiveram reunidos no Hotel Jatiúca, durante o encontro “O Papel da Educação na Mobilização da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes: o Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes”.


Cerca de 200 convidados estiveram presentes no encontro, que discutiu políticas de educação para fortalecer as ações de proteção à criança e ao adolescente. De acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Dayse, o evento marca a reestruturação da Rede de Educação que apoia a Rede de Proteção. “As representações desse comitê, que está constituído e se institucionalizando, vão articular o combate à violência, de toda ordem, pois a violência é uma epidemia e encontros como esse devem funcionar como vacina”, destacou Ana Dayse.
Corroborando com o pensamento da secretária Ana Dayse, a técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e membro da Rede de Proteção à Criança, Hilda Cavalcante, reforçou que a violência é uma questão de saúde pública e quando se trata da criança o caso é ainda mais grave. “A violência, seja abuso ou exploração sexual, geram sequelas de todas as ordens”, frizou.
Para a palestrante do encontro, a educadora e consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Rita Ippólito, a escola é um lugar onde a criança fica horas com um adulto e é fundamental que os profissionais de educação estejam aptos a perceber as mudanças de comportamento que uma criança venha a apresentar. “A escola é um espaço de proteção e bem estar da criança. Não existe criança que aprenda em um ambiente inóspito e de violência. Não estamos falando de grande infraestrutura, mas de uma mudança de paradigma que preconiza o bem-estar infantil”, destacou Rita.
A diretora-geral de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Soninha Moraes, destacou que a escola é um lugar de proteção e que o papel do educador deve ser reverter o quadro danoso da violência e exploração. “Na escola todos precisam aprender a identificar os casos, acolher os alunos enquanto escola”, orientou.
Participaram do painel a consultora do Unicef e coordenadora da PCU, Luiza de Sá Leitão, a delegada de proteção à Criança ao Adolescente, Adriana Gusmão, a procuradora da 14ª Vara Criminal,  Dra. Dalva Tenório e a conselheira tutelar  Cecilia Oliveira. Também estiveram presentes as secretárias municipais executiva do Gabinete do Prefeito, Adriana Toledo e de Segurança Comunitária, Monica Suruagy, além das secretárias-adjuntas do Trabalho e Abastecimento, Juliana Vergetti e Gloria Martins, do Esporte e Lazer, a vereadora e vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Maceió (CMM), Teresa Nelma, e o deputado estadual Bruno Toledo.
Adriana Thiara Oliveira/ Ascom Semed

Professores em readaptação participam de oficinas



Uma manhã com direito a leitura, música e descontração. Assim foi conduzida a oficina de contação de história, nesta quinta-feira, 14, realizada na Biblioteca Carlos Moliterno, na sede da Secretaria Municipal de Esducação (Semed) para cerca de 60 professores que se encontram em fase de readaptação na rede. A oficina está sendo proferida pela técnica do departamento de ensino fundamental, Simone Souza.
A atividade faz parte da formação continuada, ação promovida pela coordenação da Biblioteca, que tem como objetivo maior incentivar a leitura, bem como dar um suporte igual a um auxiliar de biblioteca, além de proporcionar mais vida e dinamização aos espaços de leitura.
De acordo com a coordenadora da Biblioteca, Cristina Resende, todos os professores participarão de onze encontros de formação, que serão realizados em dois meses e meio. O primeiro, teve início no dia 17 de março com a formação “Noções básicas de organização e dinamização de bibliotecas” onde foi possível conhecer toda a parte organizacional e dinâmicas desses espaços. Essa atividade foi facilitada pela coordenadora da Biblioteca,  Cristina Rezende e a bibliotecária Mariangela dos Santos.
A realização das formações, segundo a coordenadora, vem proporcionar mais dinamização e interação com os alunos no sentido de incentivá-lo ao hábito da leitura, e isso, ainda segundo ela, é possível com realização de atividades como oficinas de contação de histórias.
Além de contação de histórias, outras atividades fazem parte da programação da formação continuada com os professores em readaptação como oficinas de Origames e dobraduras. O encerramento final das atividades será realizada no dia 26 de maio, às 9h00 com a apresentação da palestra ” Técnicas de leitura” que será proferida pelo Bibliotecário da Universidade Federal de Alagoas( Ufal) Elias Barbosa da Silva.
Janaina Farias/ Ascom Semed

Secretaria de Educação convoca professores aprovados em processo seletivo



O Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (15) traz a convocação para que os 71 professores temporários se apresentem ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) já na próxima semana. O chamamento servirá para que os educadores saibam quais os documentos necessários para a contratação temporária, bem como o calendário para a formação.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Recursos Humanos (RH) da Semed, Isabel Sena, os professores terão a próxima semana para a apresentação no setor, a fim de receber toda a orientação. “O atendimento será feito de 18 a 22 de maio, no horário de funcionamento da Secretaria, das 8h às 14h. É fundamental que os aprovados no processo de seleção simplificada se apresentem para que tenham toda a orientação necessária. Na semana seguinte, de 25 a 29, esses funcionários precisam participar da formação e esse calendário precisa ser cumprido”, explicou.
De acordo com o edital da seleção, a contratação será feita pelo período de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. “A convocação está sendo possível porque já houve a homologação desse processo”, esclarece Isabel. Serão convocados aprovados para as áreas de Arte, Ciências, Geografia, Educação Física, História, Espanhol, Inglês, Matemática, Teatro, Professor do 1º ao 5º ano e de Educação Infantil.
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, explica que o processo seletivo simplificado foi a alternativa encontrada pelo Executivo para suprir a carência em sala de aula, enquanto não se realiza o concurso público. “O Município tem uma carência de professores, isso é reconhecido por nós, da Secretaria, e pelo prefeito Rui Palmeira. No entanto, o processo para realizar um concurso público é longo. Devido à urgência e à carência imediata, essa foi a alternativa encontrada para suprir essa ausência de profissionais. Assim procedemos, até para termos tempo de organizar o certame”, informou.
Delane Barros / Ascom Semed


Escolas do Mais Educação recebem 2ª parcela de 2015



A coordenação do Programa Mais Educação em Maceió se reuniu, nesta quinta-feira(14), com gestores das 47 escolas que integram a inciativa para repassar orientações sobre a liberação da segunda parcela do Mais Educação de 2015. De acordo com a coordenadora do Programa, Edileuza Maciel, os repasses referente à segunda parcela ultrapassou um milhão de reais. Até o momento, 14 das 47 escolas que oferecem o programa na rede receberam o recurso.
De acordo com a coordenadora, as demais escolas que ainda não receberam a segunda parcela serão contempladas gradativamente em suas contas. “Esses recursos são para custear as atividades desenvolvidas na área do esporte, cultura, letramento, pagamento de monitores, aquisição de kits de esportes e de músicas, entre outros materiais e ações. Mesmo algumas escolas estando em greve, as atividades do Mais Educação serão reiniciadas pelos monitores já na próxima semana”, explicou Edileuza.
Na oportunidade, os educadores também receberam informações sobre as prestações de contas, a exemplo do prazo para a entrega e relatórios, bem como os documentos necessários para deixar em dia as contas das escolas.Outro momento importante na reunião se deu com a apresentação em vídeo das experiências do programa Mais Educação das escolas municipais José Carneiro, Paulo Bandeira e Sagrado Coração de Jesus.
Edileuza informou que a coordenação está realizando agendamentos até o fim do mês para orientação sobre a utilização dos recursos da 2ª parcela de 2015. “O educador que tiver dúvidas ou precisar de alguma orientação sobre a utilização do recurso deve procurar a coordenação para maiores esclarecimento. Estamos aguardando até o fim deste mês”, destacou.
Na reunião também foi ofertado orientações sobre técnicas do sistema de matrículas online, além de dados e informações que esclarecem sobre como enturmar os alunos no sistema, o que é um importante ponto para que as escolas possam receber o recurso.
Ascom Semed/ Janaina Farias

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Escolas municipais terão projeto de combate à dengue




As escolas da rede municipal de ensino da capital entram no combate à dengue esta semana. Na próxima sexta-feira (15) será lançado o projeto “Escola Alerta! Não tem dengo com a Dengue!”, a partir das 8h30, no auditório Paulo Freire, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Inicialmente, 12 escolas serão envolvidas nesta iniciativa.
A diretora do departamento de Programas Especiais da Semed, Virgínia Ferreira, explica que todas as escolas municipais serão envolvidas nesse trabalho, devido a sua imensa importância. “O projeto abrange a todas as 135 escolas municipais. Entretanto, inicialmente, estas 12 receberão a intervenção do departamento e as demais serão instruídas e receberão o material para, com o apoio dos parceiros, desenvolverem projeto”, explica ela.
O projeto tem como objetivo desenvolver ações educativas na comunidade escolar para o combate, prevenção a dengue e promoção da saúde ambiental para os alunos da rede municipal de educação. Dividido em cinco fases, as quais compreendem ações específicas sobre a temática, o projeto deverá contar com a participação dos alunos, profissionais de educação, serviço social e saúde, cujo intuito é unir forças para a promoção de saúde e combate a dengue.
Serão realizados estudos sobre a temática, palestras e debate entre alunos, comunidades de pais e outros órgãos afins, promovido por agentes e profissionais de saúde. Para ação educativa em sala de aula, serão desenvolvidas atividades nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Arte.
Também deve contemplar atividades extracurriculares nas áreas de teatro, dança e música. A realização de palestras por agentes de saúde e exposição de materiais também fazem parte do projeto, pois os alunos poderão criar a partir desses momentos maquetes, cartazes, painéis, paródias, peças teatrais e apresentações artísticas, dentre outras formas de expor suas descobertas e contribuições para a erradicação da dengue em sua comunidade contribuindo com a política de educação, validando a função social da escola e tornar notório o resultado advindo da educação ambiental com foco na promoção da saúde para o bem-estar de todos.
Nesse primeiro momento, serão contempladas as escolas Orlando Araújo, Deraldo Campos, Higino Belo, José Carneiro, Manoel Coelho, Brandão Lima, Dom Miguel, Marcos Soriano, Anne Lyra, Frei Damião, Aurélio Buarque e Tobias Granja.
As ações de combate à dengue representam grande preocupação, tanto para a população, quanto para os governos, daí a necessidade do envolvimento de todos para um trabalho incessante de conscientização, a fim de evitar os focos de proliferação das larvas que dão origem ao mosquito causador da doença.
Os sintomas da dengue incluem febre alta e mal-estar geral, que surgem cerca de três dias após a picada do mosquito. Conhecer a evolução da doença é importante para não confundir a dengue com outras, como gripe, resfriado, malária ou meningite, por exemplo. Em caso de suspeita de dengue deve-se beber bastante líquido e procurar orientação médica.
Delane Barros | Ascom Semed


quarta-feira, 13 de maio de 2015

Comitê de Combate à Dengue e Semed firmam parceria


Membros do Comitê Municipal de Mobilização Integrada para o Controle da Dengue e Riscos Ambientais se reuniram, na manhã desta quarta-feira (13), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para a apresentação do projeto “Escola Alerta! Não tem dengo com dengue”, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).  A inciativa objetiva desenvolver ações integradas entre os vários órgãos municipais para combate e prevenção da doença.

O projeto traz a proposta de intervenção nas escolas da Rede Municipal de Maceió através de ações pedagógicas com a comunidade escolar no que diz respeito ao combate à dengue e promoção da saúde ambiental, identificando os focos do mosquito nas escolas e entorno, mobilizando a comunidade escolar e as famílias e reconhecendo hábitos diários de prevenção. São parceiros da iniciativa, a SMS e A Superintendência de Limpeza Urbana (Slum).
De acordo com Daniele Mesquita, representante do departamento de Programas e Projetos Especiais da Semed, o projeto é piloto e contempla até o momento 12 escolas da Rede Municipal, podendo ser expandido em breve. “As 12 escolas foram escolhidas a partir da análise dos bairros onde há maior risco de proliferação da dengue. Nossa proposta é trabalhar duas por mês, uma a cada 15 dias até novembro, onde ocorre a culminância do projeto, que existe desde abril deste ano”, afirmou.
“Com os alunos das escolas municipais serão desenvolvidas atividades interdisciplinares sobre a dengue, trabalhando o tema através de textos, construção de tabelas, análise de gráficos, agregando valor às aulas e as atividades que eles já desenvolvem no seu dia a dia escolar”, explicou Daniele.
O projeto “Escola Alerta” conta com cinco fases, que são desenvolvidas em cada uma das escolas participantes. São elas: elaboração e articulação de ações, encontro com diretores e coordenadores pedagógicos das escolas, desenvolvimento de ações educativas com as áreas multidisciplinares, Dia da “Escola Alerta” com o desenvolvimento de ações junto aos parceiros e culminância do projeto com a socialização dos produtos desenvolvidos pelos alunos.
Nesse primeiro momento, serão contempladas as Escolas Orlando Araújo, Deraldo Campos, Higino Belo, José Carneiro, Manoel Coelho, Brandão Lima, Dom Miguel, Marcos Soriano, Anne Lyra, Frei Damião, Aurélio Buarque e Tobias Granja.
O Comitê Municipal de Mobilização Integrada para o Controle da Dengue e Riscos Ambientais da SMS também dará sua contribuição para a realização do projeto com atividades e palestras com a Gerência Técnica de Enteroparasitoses e Grupo Técnico da Dengue.
Ana Cecília da Silva/ Ascom SMS

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Consultora do MEC/Pnud apresenta convênio na Semed



O Auditório Paulo Freire, na Secretaria Municipal de Educação (Semed), ficou lotado na manhã desta segunda-feira (11), com gestores da Rede Municipal de ensino da capital, para acompanhar a apresentação do plano de trabalho referente ao convênio firmado entre a Secretaria, junto ao Ministério da Educação (MEC) e Programa das Nações Unidas para a Educação e o Desenvolvimento (Pnud). Os detalhes do plano de trabalho foram apresentados pela consultora do MEC/Pnud, Rita Ippolito. Ela enalteceu a importância da formação continuada como meio para garantir a qualidade do ensino da capital.
O plano de trabalho tem como meta fazer as adequações das ações do convênio junto às escolas. Para que isso se torne realidade, existem seis eixos a serem trabalhados. Na relação estão o fortalecimento da gestão escolar, a permanente formação para professores e servidores, identificação das boas práticas de gestão e pedagógica, criação de um sistema de informação com dados escolares, avaliativos e de indicadores sociais, identificação de parcerias para alinhar esforços e prospectar novas parcerias e apoio a iniciativas estratégicas, voltadas às boas práticas, a exemplo do combate ao analfabetismo, estudo de oferta e demanda de vagas.
De acordo com Rita Ippolito, a formação continuada para professores e servidores administrativos é fundamental para o fortalecimento do elo escolas e Semed. “Estamos no momento de construir nas escolas a prática curricular para a melhoria da Educação em Maceió. Não estamos em uma situação ideal, porque ainda há muito a ser feito para o bem-estar da criança, que passa pela aprendizagem”, avaliou.
A consultora do MEC/Pnud ressaltou, ainda, que o combate à evasão exige de diretores atenção para os motivos que estão levando ao problema. “Para isso, é necessário entusiasmo para a formação”, concluiu Rita.
Delane Barros/ Ascom Semed

Combate à exploração de crianças e adolescentes é tema de palestra



Com a aproximação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, autoridades, comunidade escolar, assistentes sociais e conselheiros tutelares participarão do evento sobre o papel da da educação na mobilização da rede de proteção de crianças e adolescentes no próximo dia 14, no Hotel Jatiúca. Na ocasião, os presentes acompanharão a palestra da consultora do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD) , Rita Ippolito.
De acordo com Rita, a escola tem papel fundamental na prevenção do abuso e na proteção. “No dia 14, falaremos sobre o papel da educação na rede de proteção da criança e do adolescente. Como a escola pode identificar os casos, a forma  de lidar com uma situação como essa e a forma que ela pode atuar na política de proteção”, reforçou Ippolito.
Além da palestra, os 200 convidados acompanharão a fala de representantes da Justiça, Ministério Público, Polícia (Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente), Conselho Tutelar, Secretarias de Saúde e Assistência Social acerca do papel de cada órgão e de como é feita a sinergia com a Rede Municipal de Educação.
Erick Nogueira (estagiário) – Ascom Semed

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Semed: Projovem convoca alunos matriculados



A Secretaria Municipal de Educação( Semed), por meio da coordenação local do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), convoca os jovens que se matricularam em dezembro de 2014 para comparecer às escolas e validar sua inscrição. O não comparecimento do jovem matriculado ocasionará em substituição por outro nome da lista de reserva. O prazo para eles comparecerem às escolas é até a próxima sexta-feira(08/05).

Esses alunos, segundo a coordenadora do Projovem, Solange Gouveia, têm até o dia 08 de maio para participar das aulas, que tiveram início em 23 de março. Ela comemora o resultado de ter atingido a meta de 2000 mil alunos matriculados no Programa.
“Estamos muitos felizes por ter conseguido bater a meta estabelecida pelo MEC. Seguimos com o nosso trabalho, abrindo as portas do mercado para muitos jovens.  Continuamos com o empenho, através do programa, de elevar a escolaridade de jovens que não conseguiram concluir o ensino fundamental no tempo regular, além de proporcioná-lo uma formação profissional”, salienta Solange, completando que o jovem interessado ainda pode garantir  sua matrícula.
A matrícula do Projovem segue aberta até o dia 15 de maio e os interessados precisam comparecer à sede da Semed, na Rua General Hermes, Cambona, ou em uma das seguintes escolas: Gerusa Costa, Nosso Lar, Pio X, Selma Bandeira, Paulo Bandeira, Jarede Viana, Suzel Dantas, Lenilto Alves, Olavo Bilac, Donizette Calheiros, Denisson Menezes, Corintho da Paz, Sérgio Luis, Lamenha Lins, Higino Belo e Luíza Suruagy.
No momento da matrícula, o aluno deve apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e histórico escolar (originais e cópia). Aqueles que não possuem o histórico escolar podem fazer no ato da matrícula um teste de proficiência.
Ascom Semed/ Janaina Farias

Reforma da Maria José Carrascosa segue em ritmo avançado



Considerada uma das maiores e mais tradicionais de Maceió, a Escola Municipal Maria José Carrascosa, no Poço, está sendo completamente revitalizada e ampliada após mais de 20 anos sem receber melhorias na estrutura. As obras na unidade seguem em ritmo avançado e foram vistoriadas, nesta quarta-feira (06), pelo prefeito em exercício, Marcelo Palmeira, que esteve no local acompanhado do secretário-adjunto da Educação de Maceió, João Carlos Barbirato, e de representantes da Construtora HR Calheiros, responsável pelos serviços.

Prefeito em exercício Marcelo Palmeira visita obras de reforma da Escola Maria José Carrascosa. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Durante a vistoria, Palmeira destacou as melhorias que serão geradas a partir da entrega das obras na Carrascosa e nas outras unidades contempladas pela revitalização iniciada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Ao todo, são 14 obras de reformas, sendo cinco em andamento, duas com ordens de serviço já assinadas e outras sete recém-pactuadas com contratos publicados no Diário Oficial do Município, somando um investimento de cerca de R$ 34 milhões em recursos próprios.
“Estamos reestruturando a Rede Municipal de Ensino com obras que vão bem além de uma reforma. A partir da entrega desses serviços, será possível trazer novas melhorias à qualidade de ensino, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de proporcionar um local de trabalho adequado aos servidores. A Carrascosa é uma escola histórica, que tem grande importância no bairro. Essa reforma era necessária, já que a unidade estava há mais de 20 anos sem receber nenhum reparo”, disse Palmeira.
Sobre a obra, o prefeito em exercício explicou que os recursos investidos são próprios do Município e o aporte financeiro é de cerca de R$ 3 milhões. Em relação ao andamento, mais de 50% dos serviços já estão concluídos, conforme o planejamento, e a previsão de entrega é para o mês de outubro.
 Obras de reforma da Escola Maria José Carrascosa. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Barbirato acompanhou a vistoria e destacou que, entre as modificações, a Escola está recebendo adaptações na infraestrutura. “A Prefeitura, por meio da Semed, não está somente reformando. Estamos implantando um novo padrão de qualidade de acordo com o que é exigido pelo Ministério da Educação. Esta escola está sendo completamente adaptada para a acessibilidade, com a construção de rampas e toda a estrutura necessária para receber as pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção”, afirmou o gestor.
O secretário-adjunto explicou ainda que, apesar das obras, os alunos da unidade não tiveram o ano letivo prejudicado. As aulas foram transferidas para a Escola Estadual Mota Trigueiros, na Jatiúca, cujo espaço foi cedido pela Secretaria de Estado da Educação, após parceria firmada com o município até que as os serviços sejam concluídos. A reforma também contempla a ampliação da estrutura para levar novos equipamentos de ensino aos estudantes.
Prefeito em exercício Marcelo Palmeira visita obras de reforma da Escola Maria José Carrascosa. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
De acordo com o engenheiro Hemetério Calheiros, da Construtora HR Calheiros, a unidade está recebendo estrutura para biblioteca, refeitório, laboratório de informática e anfiteatro. Em relação aos reparos, ele explicou que toda a rede hidráulica e elétrica foram trocadas, as salas estão recebendo revestimento e forro PVC, além da revitalização do ginásio poliesportivo e dos banheiros.
“Esta escola está sendo reformada e ampliada. É um grande serviço que, após a conclusão, resultará em praticamente uma nova unidade”, comentou Calheiros, responsável pelas obras.
Fernanda Calheiros e Lucas Alcântara (estagiário)/Secom Maceió

Semed determina reabertura de todas as escolas municipais



Todas as unidades de ensino da capital devem ser abertas imediatamente. A determinação consta na edição desta quarta-feira (6) do Diário Oficial do Município (DOM), através de portaria assinada pela secretária municipal de Educação (Semed), Ana Dayse Dorea, e direcionada aos diretores das escolas municipais. O documento oficial alerta para ato de improbidade administrativa o descumprimento da medida e visa garantir o acesso de pais, alunos e servidores administrativos às escolas da Rede Municipal de ensino da capital.
A portaria foi publicada devido ao fato de algumas escolas permanecerem fechadas, diante da paralisação do magistério, sem qualquer justificativa plausível por parte da direção, o que impossibilita aos demais servidores, não grevistas, o acesso em suas dependências, ferindo os preceitos normativos da legislação.
Além disso, a portaria reforça entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), o qual decidiu que a greve dos servidores deve atender ao princípio da continuidade dos serviços públicos. “Por esse motivo, a paralisação dos serviços, quaisquer que sejam, pode ser apenas parcial. Não pode haver greve total no serviço público”, reforça o documento, que determina, ainda, a garantia a regularidade na prestação dos serviços.
O secretário-adjunto da Semed, João Carlos Cordeiro Barbirato, explica que se trata de uma medida para garantir o funcionamento dos prédios públicos. “O que não pode é o prédio permanecer fechado e nem a gestão da escola deixar de realizar suas atribuições”, explica.
Delane Barros / Ascom Semed

Prefeitura autoriza reforma de mais sete escolas de Maceió




Mais sete escolas municipais serão reformadas em Maceió. As súmulas de contrato foram publicadas na edição de segunda-feira (4) do Diário Oficial do Município, e trazem a lista das sete escolas que serão beneficiadas com as intervenções estruturais.
As obras serão executadas com investimento de R$ 10.767.256,30 em recursos próprios da Prefeitura e beneficiarão as escolas municipais Kátia Pimentel, Arnon de Mello e Lenilton Alves, no bairro do Jacintinho; Pompeu Sarmento, no Barro Duro; Edécio Lopes, no Pinheiro; Dr. Orlando Araújo, na Ponta Verde, e Silvestre Péricles, no Pontal da Barra.
A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) trabalha com 14 obras de reformas, sendo cinco em andamento, duas com ordem de serviço assinada e essas sete, recém-pactuadas, somando o investimento de cerca de R$ 34 milhões em recursos próprios.
Segundo a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, estão planejadas reformas em 48 escolas municipais. “Maceió hoje possui 135 unidades escolares. Destas, programamos obras de reformas em mais de 1/3 da rede, pois encontramos os prédios com a infraestrutura comprometida”, relembrou Ana Dayse.
Obras em andamento
A secretária Ana Dayse atualizou o andamento das obras em execução, que são desenvolvidas de forma a não prejudicar as aulas e estão sendo executados dentro do cronograma estabelecido. “As reformas caminham dentro dos prazos estabelecidos, mesmo com algumas escolas mantendo as aulas. Não há prédio suficiente para promover transferências, e as obras devem ocorrer paralelamente às atividades escolares”, explica a secretária.
Mesmo mantendo o cronograma pré-estabelecido, Ana Dayse admite problemas pontuais. “É verdade que algumas apresentam problemas, a exemplo da Haroldo da Costa, na qual a construtora perdeu prazo e houve aluguel do Sagrado Coração de Jesus, para recebimento dos alunos”, explica.  Neste caso, ficou acertado com o proprietário do imóvel que o município irá assumir o controle do prédio, até a finalização do processo burocrático, o que garante para breve o início das aulas. No último dia 17 de abril, foram assinadas as ordens de serviço das escolas Zumbi dos Palmares e Corintho da Paz.
Para que esta etapa do trabalho de recuperação seja feito, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) transferiu os alunos da Corintho para outra unidade do município. A escola Gastone Beltrão foi a escolhida para receber os estudantes. “Essa foi uma maneira encontrada para atender a comunidade do Jardim Royal, onde reside boa parte dos alunos”, informa a secretária Ana Dayse Dorea.
As escolas Jayme de Altavila e Rui Plameira estão com as reformas praticamente concluídas. A Maria José Carrascosa está na metade dos trabalhos. Além disso, Nosso Lar I e Aroldo da Costa estão com aproximadamente 30% das obras executadas.
Adriana Thiara Oliveira e Delane Barros/ Ascom Semed