sexta-feira, 9 de março de 2018

Encontro propõe ações para fortalecimento da educação inclusiva


Professores, diretores e técnicos da Educação Especial da rede municipal de ensino de Maceió participaram nesta sexta-feira (09) do diálogo “Inclusão escolar,  aspectos políticos – a realidade das escolas e as práticas possíveis”, com a doutora em Educação e especialista em inclusão escolar Márcia Pletsch. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), foi uma oportunidade para troca de experiências em educação inclusiva e assimilação de novos conceitos e práticas de escolarização para pessoas com deficiência.
A especialista contou que na quinta-feira (08), visitou algumas escolas da rede acompanhada da equipe de Educação Especial da Semed e PNUD para entender, in loco, quais são as prioridades das escolas nesse processo inclusivo. Ela informou que a visita auxilia no desenvolvimento de um trabalho conjunto, com base em pesquisas, dados e novas metodologias, mas também com o relato de experiências inspiradoras e participação de instituições parceiras. O conjunto das informações vai subsidiar estratégias para melhorar o atendimento às crianças com deficiência na rede.
Márcia Pletsch salientou que os profissionais da Educação devem refletir sobre as dimensões que envolvem a formação de alunos com deficiência a partir da perspectiva histórico-cultural. Ainda segundo a especialista, não pode existir inclusão de verdade sem o engajamento de todos. “A ideia é trazer algumas reflexões sobre o cotidiano escolar e as práticas pedagógico/curriculares, promovendo, assim, a aprendizagem e o desenvolvimento de alunos da educação especial”, destacou.
A coordenadora-geral do projeto Semed/PNUD, Rita Ippolito, reforçou que a inclusão deve ser prioridade para todos os profissionais da rede. “Não existe escola inclusiva se os gestores não forem inclusivos. Existe inclusão porque todos lutam por ela. Por isso, devemos estabelecer metas e colocá-las em prática para, consequentemente, aplicá-las em sala de aula”, defendeu.
O encontro aconteceu no Centro de Formação Paulo Freire, na sede da Semed.
Stephanie Ferreira (estagiária) – Ascom Semed com Thiago Guimarães – Ascom Pnud

Nenhum comentário: