O Projeto Cidadania e Justiça na Escola, parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal), promoveu uma ação em alusão ao Dia Internacional da Mulher, nesta segunda-feira (12). Houve homenagem às mulheres que compõem as áreas judiciária e da educação, além de palestras para alunos das redes municipal e estadual de ensino. Entre as homenageadas, a secretária municipal de Educação Ana Dayse Dorea.
Também estiveram presentes, gestoras da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o diretor-geral da Esmal, desembargador Fernando Tourinho, o coordenador do programa Cidadania e Justiça na Escola, Anderson Passos, a palestrante do evento, Lorena Sotto-Mayor, além de alunos da Escola Municipal João Sampaio.
Iniciando a cerimônia, Ana Dayse agradeceu a homenagem e parabenizou o empenho de todas as mulheres que compõem a Secretaria Municipal de Educação e o Tribunal de Justiça.
Em sua fala, o desembargador Tourinho ressaltou a importância da parceria com a Semed. “É com parcerias como esta que conseguimos melhorar os serviços prestados à população”, disse o magistrado. Por fim, ele também agradeceu o trabalho desenvolvido pelas mulheres na área educacional e judiciária.
Em sua palestra, a juíza Lorena Sotto-Mayor mencionou a visão de autoras como Simone de Beauvoir sobre a secundarização do sexo feminino na sociedade, a disputa que ocorre entre mulheres, a presença do machismo nessas interações e a busca por direitos. Logo depois, Anderson Passos falou sobre a desembargadora Elisabeth Nascimento, magistrada que atua na área judiciária há mais de 40 anos e presidiu o Tribunal de Justiça, foi governadora em exercício do Estado. Ao fim da apresentação, foram entregues placas às mulheres homenageadas.
O Projeto
O Projeto Cidadania e Justiça na Escola tem como objetivo conscientizar professores, técnicos das escolas, alunos, pais e responsáveis sobre seus direitos e deveres básicos, bem como aproximar o poder judiciário da vida do cidadão.
Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed
Nenhum comentário:
Postar um comentário