quinta-feira, 8 de março de 2018

Semed e PNUD promovem diálogo sobre educação inclusiva nesta sexta



Na próxima sexta-feira (09), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) promovem o diálogo “Inclusão escolar, aspectos políticos, a realidade das escolas e as práticas possíveis”, com a presença da doutora em educação e especialista em inclusão educacional, Márcia Pletsch. A palestra, que acontece na sede da Secretaria, no período da manhã, conta com a participação de 80 convidados, entre professores, diretores e técnicos da Educação Especial do município, além de profissionais de instituições parceiras ligadas ao tema.
A ideia é propor uma reflexão sobre as políticas de inclusão e os novos desafios da inclusão escolar, de acordo com a realidade das escolas do município. A palestra com a especialista será uma oportunidade para sanar dúvidas, propor melhorias e avaliar – embasado em estudos e troca de experiências –, mudanças de paradigmas no sistema educacional no sentido de garantir os direitos e melhorar o atendimento às crianças com deficiência da rede.
Nessa perspectiva, está sendo articulado um novo projeto para melhorar a identificação e classificação de cada tipo de deficiência, a fim de prestar assistência mais dirigida aos alunos matriculados. De acordo com dados do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] 2017, a rede conta com 3.301 estudantes com deficiência, distribuídos nas 138 unidades escolares. Destes, 1.668 fazem Atendimento Educacional Especializado no contraturno (AEE) nas 78 escolas que dispõem de salas de recursos; outros 690 estudantes são atendidos em quatro instituições conveniadas.
Guia das Orientações da Educação Especial
O PNUD, junto com a Coordenadoria de Educação Especial da Semed, gestores, professores e parceiros estratégicos iniciaram um processo de elaboração dos dados e das orientações curriculares para inclusão. Esse trabalho resultou no Guia das Orientações Curriculares para a Inclusão, lançado em 2016. O objetivo da publicação é orientar as práticas pedagógicas dos profissionais da rede que atuam com estudantes que possuem algum tipo deficiência.
Thiago Guimarães – Ascom PNUD


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