sábado, 31 de março de 2018

Autismo é tema de formação da Educação Especial


Encontro é o primeiro do ciclo de formações de 2018.
Foto: Ascom Semed
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenadoria de Educação Especial, promove, no dia 06 de abril, o início da formação continuada de professores e auxiliares que atuam no atendimento a crianças com deficiência e altas habilidades da Rede Municipal de Ensino.
O tema da reunião é voltado ao Transtorno de Espectro Autista (TEA). No primeiro momento, a palestrante Mariana Assunção, especialista no assunto, abordará os principais aspectos teóricos do transtorno. Logo após, a professora Sandra Silva e a mãe de uma criança autista participarão do debate, relatando experiências vivenciadas e pontuando os principais desafios que foram superados no convívio com pessoas autistas.
Este é o primeiro momento de formação em 2018 e irá contar com todos os professores das salas de recursos que prestam atendimento educacional especializado.
De acordo com a técnica da Coordenadoria de Educação Especial da Semed, Keila Fragoso, as formações são mensais, feitas de forma colaborativa e auxiliam, na prática, os professores a conhecer os desafios que enfrentarão no cotidiano e a desenvolver atividades em sala de aula para seus alunos.
“A iniciativa norteia os profissionais que atuam no atendimento educacional especializado, além de propiciar a eles a oportunidade de trocar experiências e aprimorar suas habilidades. Buscar conhecimento, experiências exitosas e leituras fazem com que essas experiências deem certo”, pontua Keila.
Atendimento especializado
A Rede Municipa conta com 138 escolas e em todas elas há, pelo menos, uma pessoa que precisa de atendimento especializado. Para atender esta demanda, são oferecidas 63 escolas acessíveis e 78 Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs).
Os estudantes que necessitam de ensino direcionado contam com atendimento educacional especializado nas unidades escolares e também nas instituições conveniadas com a Semed (Pestalozzi, Funcae, AAppe Fandown).
Ao todo, são disponibilizados mais de 400 profissionais de apoio para as crianças dentro da sala de aula regular. No turno inverso ao de suas aulas, eles são assistidos por profissionais especializados em psicopedagogia ou educação inclusiva.
Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: