quarta-feira, 4 de abril de 2018

Semed promove 4ª edição do Seminário de Volta às Aulas

Ana Dayse, secretária de Educação. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
 Diretores, coordenadores e professores da Rede Municipal de Educação participam, nesta quinta-feira (05), no Hotel Jatiúca, a partir das 8h, da 4ª edição do Seminário de Volta às Aulas. Este ano, o evento tem como tema Política Municipal de Educação e o Processo de Universalização e Inclusão: Avanços e Desafios.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o evento tem como intuito socializar experiências pedagógicas realizadas na rede. A abertura oficial do evento contará com a presença do prefeito de Maceió, Rui Palmeira, da secretária de Educação Ana Dayse Dorea, representantes do Pnud, autoridades e parceiros institucionais.
Dando início à programação, o professor e conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), César Callegari, vai proferir a proferirá a palestra sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do ensino fundamental. César conduziu todo o trabalho aprovado na Base Nacional Comum Curricular.
Em seguida, a programação segue com um dos momentos mais esperados: a apresentação das experiências pedagógicas, que revela os resultados das boas práticas da comunidade escolar.
O momento denominado “Aventura pedagógica da rede” será a oportunidade para gestores, professores e estudantes mostrarem um pouco do trabalho que é desenvolvido dentro da escola e que vem refletindo na melhoria dos indicadores educacionais.
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, comenta e destaca a atuação dos alunos da Rede Municipal na realização do evento. “Este ano Rede inovou e trouxe várias experiências de práticas pedagógicas. O Seminário de Volta às Aulas será conduzido de forma diferente. Os nossos alunos serão os protogonistas do evento. Destaco também o trabalho de toda a equipe da Semed pelo empenho na preparação dos estudantes da rede para comandar essa cerimônia”, afirmou.
Ana Dayse Dorea ressalta ainda que o evento representa um momento de acolhida dos profissionais da Rede e que o seminário já faz parte da programação anual da abertura do ano letivo da Rede Municipal.
Para a coordenadora-geral do projeto Semed/Pnud, Rita Ippolito, o objetivo maior do encontro é apresentar projetos que possam dialogar com os conceitos e metodologias aplicáveis da Base Nacional Curricular Comum.
“Decidimos, junto com a Semed, apresentar uma série de ações estritamente ligadas ao currículo escolar para iniciar esse diálogo. Acredito que esse será o pontapé para um trabalho de implementação da Base Nacional, a partir da condição de experiência que a escola tem do próprio currículo”, avalia Rita.
O encontro é realizado tradicionalmente na Rede e marca o início das aulas nas escolas municipais. Este ano o evento traz uma grande novidade: será conduzido por estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, com idades entre 15 a 17 anos e que fazem parte do Projeto de Vida, que busca regularizar o aluno na defasagem idade/ano.
Eles participaram de oficinas coordenadas pelo Setor de comunicação da Semed. Durante o evento, os estudantes farão o cerimonial e a produção jornalística, assim como registro fotográfico, produção de pequenos textos e entrevistas.
A Rede espera receber um público de cerca de 500 pessoas, entre eprofessores, gestores, alunos, parceiros, autoridades e técnicos do órgão.
Seminário de Volta às Aulas 2018
Dia: 05 de Abril de 2018;
Local: Hotel Jatiúca, Av. Álvaro Otacílio, 5055;
Horário: 8h às 12h30;
Informações: (82) 3315-4546.
Ascom Semed

Nenhum comentário: